ENTREVISTA COM UM MÉDICO TIBETANO: LAMA TULKU LOBSANG RINPOCHE - SUA BIOGRAFIA, INFÂNCIA NO TETO DO MUNDO, LAMA REENCARNADO NYENTSE, ENSINAMENTOS E PROFESSORES, PALAVRAS DE SABEDORIA

  

ENTREVISTA COM UM MÉDICO TIBETANO

ENTREVISTA COM UM MÉDICO TIBETANO: LAMA TULKU LOBSANG RINPOCHE!

“Sou uma pessoa normal, penso o tempo todo. Mas tenho a mente treinada. Isso quer dizer que não sigo meus pensamentos. Eles vêm, mas não afetam nem minha mente, nem meu coração.”

 

Quando um paciente chega para consulta, como o senhor sabe qual o problema?
R – Olhando como ele se move, sua postura, seu olhar. Não é necessário que fale nem explique o que se passa. Um doutor de medicina tibetana experiente sabe do que sofre o paciente a 10 m de distância.

Mas o senhor também verifica seus pulsos.
R – Assim obtenho a informação que necessito sobre a saúde do paciente. Com a leitura do ritmo dos pulsos é possível diagnosticar cerca de 95% das enfermidades, inclusive psicológicas. A informação dada por eles é precisa como um computador. Para lê-los, é necessária muita experiência.

E depois, como realiza a cura?
R – Com as mãos, o olhar e preparados de plantas e minerais.

Segundo a medicina tibetana, qual é a origem das doenças?
R – Nossa ignorância.

Então, perdoe a minha, mas o que entender por ignorância?
R – Não saber que não sabe. Não ver com clareza. Quando vemos com clareza, não temos que pensar. Quando não vemos claramente, colocamos o pensamento para funcionar. E, quanto mais pensamos, mais ignorantes somos, mais confusão criamos.

Como posso ser menos ignorante?
R – Vou ensinar um método muito simples: praticando a compaixão. É a maneira mais fácil de reduzir os pensamentos. E o amor. Se amamos alguém de verdade, se não o queremos só para nós, aumentamos a compaixão.

Que problemas percebe no Ocidente?
R – O medo. O medo é o assassino do coração humano.

Por quê?
R – Porque, com medo, é impossível ser feliz e fazer felizes os outros.

Como enfrentar o medo?
R – Com aceitação. O medo é resistência ao desconhecido.

Como médico, em que parte do corpo vê mais problemas?
R – Na coluna, na parte baixa da coluna: as pessoas
permanecem sentadas tempo demais na mesma posição. Com isso, se tornam rígidas demais.

Temos muitos problemas.
R: Acreditamos ter muitos problemas, mas, na realidade, nosso problema é que não os temos.

O que isso quer dizer?
R – Que nos acostumamos a ter nossas necessidades básicas satisfeitas, de modo que qualquer pequena contrariedade nos parece um problema. Então, ativamos a mente e começamos a dar voltas e mais voltas sem conseguir solucioná-la.

Alguma recomendação?
R – Se o problema tem solução, já não é um problema. Se não tem, também não.

E para o estresse?
R – Para evitá-lo, é melhor estar louco.

R – É uma piada. Mas não tão piada assim. Eu me refiro a ser ou parecer normal por fora e, por dentro, estar louco: é a melhor maneira de viver.

Que relação o senhor tem com sua mente?
R – Sou uma pessoa normal, penso o tempo todo. Mas tenho a mente treinada. Isso quer dizer que não sigo meus pensamentos. Eles vêm, mas não afetam nem minha mente, nem meu coração.

O senhor ri muito?
R – Quando alguém ri nos abre seu coração. Se você não abre seu coração, é impossível entender o humor. Quando rimos, tudo fica claro. Essa é a linguagem mais poderosa que nos conecta uns aos outros diretamente.

O senhor acaba de lançar um CD de mantras com base eletrônica, para o público ocidental.
R – A música, os mantras e a energia do corpo são a mesma coisa. Como o riso, a música é um grande canal para nos conectar com o outro. Por meio dela, podemos nos abrir e nos transformar: assim, usamos a música em nossa tradição.

O que gostaria de ser quando ficar mais velho?
R: Gostaria de estar preparado para a morte.

E mais nada?
R – O resto não importa. A morte é o mais importante da vida. Creio que já estou preparado. Mas, antes da morte, devemos nos ocupar da vida. Cada momento é único. Se damos sentido à nossa vida, chegamos à morte com paz interior.

Aqui vivemos de costas para a morte.
R: Vocês mantêm a morte em segredo. Até que chegará um dia em sua vida em que já não será um segredo: não será possível escondê-la.

E qual o sentido da vida?
R – A vida tem sentido e não tem. Depende de quem você é. Se você realmente vive sua vida, então a vida tem sentido. Todos têm vida, mas nem todos a vivem. Todos temos direito a sermos felizes, mas temos que exercer esse direito. Do contrário, a vida não tem sentido.

(via Terry Fabris)

Fonte:https://alubrat.org.br/entrevista-com-um-medico-tibetano-lama-tulku-lobsang-rinpoche/

Biografia de Tulku Lobsang Rinpoche

Tulku Lobsang Rinpoche é um elevado e precioso mestre budista. Ele baseia seus ensinamentos no antigo conhecimento tântrico que tem sido a base do Budismo Tibetano, da Medicina e da Astrologia. Tendo profundo conhecimento nestas áreas, Rinpoche apresenta agora ao mundo o conhecimento da sua venerável linhagem, integrando várias disciplinas numa só, como eram originalmente. O conhecimento e a experiência de Tulku Lobsang Rinpoche, a sua forma natural e compassiva de ensinar, a sua bondade geral e a sua sabedoria fazem dele um precioso e valioso mediador e transmissor da cultura e tradições budistas tibetanas.

Infância no Teto do Mundo

Tulku Lobsang nasceu em 1976, no ano do dragão de fogo. Ele nasceu em uma família de agricultores no Himalaia. Muitos lamas reencarnados nasceram nesta família. Tulku Lobsang passou a infância na natureza sob a atenção de sua mãe. Ele sempre a surpreendia com jogos especiais. Uma vez ele quis voar do terceiro andar da casa com um guarda-chuva. O planador improvisado quebrou imediatamente quando estava no ar, mas felizmente o menino saiu ileso. Quando tinha seis anos, Tulku Lobsang ingressou no Mosteiro de Sowa, a escola monástica budista local. Aos onze anos, ele foi transferido para o Mosteiro Nangzhig Bön, que hoje é o maior mosteiro Bön do Tibete. O nome completo do mosteiro é Nangzhig Gön Chen, que significa algo como “O Grande Mosteiro da Visão Pura”, e às vezes também é chamado de Narshi Gompa. Lá Tulku-la foi educado por seu tio, abade do mosteiro. O Mestre cuidou dele como se fosse seu próprio filho e o apresentou aos ensinamentos da tradição Bön. Tulku-la teve suas primeiras experiências com os ensinamentos secretos do Dzogchen e os rituais Bön.

Tulku Nyentse

Enquanto Tulku Lobsang estava no Mosteiro de Bön, os monges do Mosteiro de Sowa foram informados pelo oráculo de que ele havia identificado o seu Lama reencarnado, Tulku Nyentse. Numa cerimónia aberta do oráculo, quando os monges pediram a encarnação do seu Lama, o jovem Lobsang foi nomeado. Contudo, os monges não tinham certeza se o oráculo se referia a esse menino especialmente selvagem. O oráculo confirmou que Lobsang era sem dúvida a verdadeira encarnação do Nyentse Lama. Nesse mesmo momento, o oráculo também disse que Lobsang não ficaria no Mosteiro de Sowa e sentar-se-ia no trono como era tradição. Em vez disso, disse que Lobsang viajaria pelo mundo ensinando e ajudando os outros e, ao fazê-lo, prestaria a maior ajuda ao Mosteiro de Sowa e à aldeia vizinha. Assim, aos treze anos de idade, Tulku Lobsang foi entronizado numa cerimónia de celebração no Mosteiro de Sowa como a oitava encarnação de Tulku Nyentse. Ele logo partiria, porém, exatamente como o oráculo previu.

A primeira encarnação do Lama Nyentse foi o Abade do Mosteiro de Gaden, perto de Lhasa. Aquele Nyentse Lama era um mestre talentoso da divindade Yama e vivia em constante conexão com ele. Na quinta encarnação, ele foi um grande iogue famoso por suas faculdades mágicas. Nesta oitava encarnação, o Corpo, a Fala e a Mente do Lama Nyentse reencarnaram separadamente em três pessoas diferentes. O Abade do Mosteiro de Gerdeng foi identificado primeiro como a reencarnação do Corpo do Lama Nyentse. Porém, como ele não permaneceu no trono do Mosteiro de Sowa, o mosteiro ainda estava sem seu líder espiritual. Tulku Lobsang foi identificado a seguir e é a reencarnação da Fala do Nyentse Lama. Como Tulku Lobsang traria o maior benefício para o mundo ao viajar e ensinar, a necessidade de alguém assumir o trono no Mosteiro de Sowa ainda existia. Assim, alguns anos depois de Tulku Lobsang ter sido entronizado e ter deixado Sowa, um terceiro monge, que tem a mesma idade de Tulku Lobsang, foi identificado como a reencarnação da Mente do Lama Nyentse e permaneceu para dirigir o Mosteiro. Ele e Tulku Lobsang estudaram com os mesmos professores quando crianças e permanecem próximos até hoje.

Pouco depois da sua entronização no Mosteiro de Sowa, Tulku Lobsang Rinpoche mudou-se para o Mosteiro Amchok, onde recebeu os seus ensinamentos formais. No início dos seus estudos em Amchok, o jovem Tulku Lobsang já impressionava as pessoas com as suas capacidades de cura. Em seguida, ele continuou seus estudos no Mosteiro de Labrang. Lá ele aprofundou seus conhecimentos em Sutra, Medicina e Astrologia. Além de sua escolaridade geral no mosteiro, uma linha de estudiosos de Medicina e Astrologia ensinou Tulku Lobsang em particular. Um de seus professores foi o astrólogo Geshe Jamyang Nyima. O altamente culto Lama Gungtang de Amdo instruiu-o nos ensinamentos do Tantra e deu-lhe as iniciações mais importantes. Nos anos seguintes, Tulku Lobsang Rinpoche recebeu ensinamentos gerais em todas as oito principais escolas do Budismo Tibetano.

Ensinamentos e Professores

Geralmente, Tulku Lobsang recebeu ensinamentos Gelug, mas também estudou Bön, as tradições secretas de Jonang Kalachakra, bem como as tradições Mahamudra. Portanto, ele recebeu ensinamentos gerais em todas as tradições budistas tibetanas e é considerado Rime. Hoje, Rinpoche continua como praticante de todas as tradições. Tulku Lobsang teve muitos professores, mas seus principais professores foram Geshe Samten no Mosteiro Amchok no leste do Tibete para filosofia, Geshe Jamyang Nyima no Mosteiro Labrang para medicina e astrologia, e Geshe Sherub Nyima no Mosteiro Bön Nangzhig, que foi seu professor especial de astrologia. Quando era jovem, no Mosteiro de Sowa, Geshe Lodrup ensinou Tulku Lobsang a ler, escrever e memorizar. Lama Gungtang deu a Tulku Lobsang a maioria das iniciações e iniciações – como as iniciações de Kalachakra e Mirta Gyatso, que significa 100 iniciações de Mandala. Ele recebeu iniciações médicas, como Mangnergajama, de Geshe Tsukdruk no Mosteiro de Labrang, que também lhe deu iniciações e ensinamentos sobre essências de flores e água. As tradições secretas de Jonang Kalachakra foram recebidas de Kembo Narshe e Lama Dorje. As tradições Bön Dzogchen foram transmitidas por seu tio Ak Yeshi. Os quatro professores particulares de Tulku Lobsang também eram lamas reencarnados – Tulku Narke, Tulku Serchen, Tulku Kaynyang e Tulku Tsurmon, todos no Mosteiro Amchok. Seu Lama raiz é Tulku Serchen. Tulku Narke era um professor muito próximo. Ele sempre viajou com Tulku Lobsang pelo Tibete, cuidando dos detalhes da vida diária e supervisionando sua prática. Ao todo, Tulku Lobsang Rinpoche teve 35 professores principais dos quais recebeu instruções e iniciações e iniciações específicas.

Índia e o Ocidente

Em 1993, Tulku Lobsang deixou o Tibete e foi para o sul da Índia, para o Mosteiro Gaden Shartse. Em Gaden, aprofundou seu conhecimento nos textos budistas clássicos. Depois de cinco anos no Mosteiro de Gaden, Rinpoche mudou-se para Dharamsala para transmitir a herança cultural tibetana tanto aos tibetanos como aos ocidentais. Desde 2000, Tulku Lobsang tem viajado por vários países para dar ensinamentos e palestras sobre Medicina, Budismo e Astrologia. Em março de 2002, Rinpoche estabeleceu um centro médico, Nangten Menlang – Centro Médico Budista, no norte da Índia. Hoje, sua associação Nangten Menlang International está sediada em Viena, Áustria.

Oração de Longa Vida para Tulku Lobsang Damchoe Nyima Rinpoche

A joia gratificante, a fonte de prosperidade e bem-estar no samsara e no nirvana.

Através das bênçãos dos objetos de refúgio, as três joias,

Que a vida de Tulku Lobsang Damchoe Nyima seja firme,

E que suas ações floresçam ao máximo.

Chogtrul, encarnação suprema, seus ensinamentos guiam nossos corações, que transbordam de liberdade e tranquilidade.

Suas boas ações, como um rio sem fim, nos direcionam para a libertação final.

A dotação de seus ensinamentos autênticos gera confiança e inspiração em nós.

Que sua vida dure muito e sua sabedoria abrace a eternidade.

 

Palavras de sabedoria

Aqui, Tulku Lobsang partilha os seus pensamentos sobre uma variedade de tópicos. Essas mensagens podem ser praticadas como uma técnica de Lo Jong Mind Training.

Podemos deixar a nossa mente reflectir sobre as palavras de Tulku Lobsang, contemplando-as nas dez direcções.

Quando nos é apresentada uma nova perspectiva ou ideia, temos a oportunidade de expandir a nossa consciência. Receber as palavras de outra pessoa nos permite vivenciar uma perspectiva diferente da nossa.

Esperamos que você goste de ler as palavras de Tulku Lobsang e receba algum benefício!

Para conhecer ainda mais as Palavras de Sabedoria de Tulku Lobsang, bem como citações, fotos e vídeos, junte-se à comunidade em sua página no Facebook .

O eu

Queridos irmãos e irmãs,

Sempre digo que o propósito da vida é sair do nosso “eu”, do nosso ego, e assim tentar encontrar a nossa verdadeira natureza.

Não esqueça que quando praticamos o caminho espiritual não deveríamos estar criando um “eu” maior.
Em vez disso, dizemos que uma pessoa espiritual é alguém que – tanto quanto possível – tenta criar menos “eu”
.

Isto significa que por causa do “eu” existe uma diferença entre a nossa vida normal e a nossa vida espiritual. Em nossas vidas normais temos muito “eu”, e esse é o problema. Então praticamos o caminho espiritual e tentamos ter menos “eu”. Desta forma criamos uma separação entre a nossa vida normal e a nossa vida espiritual.

Muitas pessoas que praticam um caminho espiritual criam mais “eu”. Eles não percebem a raiz do problema.

Quem não permite que você se torne uma pessoa espiritual? Ninguém - apenas o seu "eu". Isso significa que você pode praticar sempre, a qualquer momento, a qualquer hora. Não importa exatamente o que você esteja praticando no caminho espiritual, sempre que você se sentir mais “eu”, você precisará perceber que esta não é a maneira correta de praticar.

Sempre que você não está feliz, sempre que está sofrendo, neste momento você sempre sente o “eu”.
Portanto, é sempre importante não esquecermos que praticamos o caminho espiritual porque queremos reduzir o “eu”.

Quando há menos “eu”, há mais felicidade. "Eu" torna sua vida muito difícil e difícil. "Eu" é a fonte do problema.

Pergunta: Quem pode fazer menos “eu?”

Você pode, ninguém além de você pode!

Pergunta: Que método você pode usar para fazer menos “eu?”

Compaixão e amor incondicionado.

Não se esqueça que somos todos um pouco malucos!

 
~Tulku Lobsang
Emoção Negativa: Ego

Às vezes, é como se estivéssemos intoxicados, embriagados com o nosso ego. Estamos completamente absorvidos pelo ego e ele colore toda a vida, impedindo-nos de nos tornarmos puros. Falamos apenas a linguagem do ego, por isso a vida não pode falar connosco e perdemos a sua bela mensagem.

A vida é como um paraíso ou céu que só fala em duas línguas – a do amor e a da natureza. Mas falamos apenas a linguagem do ego. Não falamos a linguagem do amor porque somos muito tímidos e por isso perdemos a oportunidade de ter um paraíso terrestre. Precisamos aprender a linguagem da natureza e a linguagem da vida e do amor.

Se falamos a linguagem do amor, não precisamos de outra linguagem. Esta língua é a nossa língua materna. Todo mundo fala essa língua e todo mundo quer ouvir essa língua. Fazer isso diminuirá nossos problemas porque sem essa linguagem não é possível nos entendermos e nos conectarmos uns com os outros.

Geralmente falamos na linguagem das emoções negativas e isso traz sentimentos de solidão. Então, em vez disso, devemos falar com compaixão na linguagem do amor. O ego não é uma linguagem verdadeira, não pode comunicar-se. Quando falamos na linguagem do amor e da compaixão, a nossa comunicação uns com os outros é eficaz e benéfica. Sem esta linguagem não é possível experimentar quaisquer sentimentos positivos e a vida começa a parecer um inferno.

Quem fala com amor e compaixão é a pessoa mais sábia do mundo. Podemos resolver qualquer problema quando falamos esta língua.

O amor é a linguagem de Deus. O amor é a linguagem da natureza. O amor é a linguagem de todos os seres humanos.

 
~Tulku Lobsang
Emoção negativa: raiva

A raiva cria o que você não quer. A raiva traz o que você não quer para perto de você. Naturalmente, o que você não quer, o que não te faz feliz está longe de você. Mas por causa da raiva, ela se aproxima. A raiva queima toda a sua felicidade. Portanto, a raiva é a mais forte criadora de sofrimento.

Não esqueça que somos o exército da raiva. O que quer que a raiva diga, o que quer que a raiva ordene, nós fazemos – mesmo que isso machuque aqueles que estão próximos e queridos. Seguimos cegamente nossa raiva.

Às vezes ficamos com raiva porque outros sofrem. Às vezes ficamos com raiva porque os outros estão felizes. Por causa do nosso próprio sofrimento, irritamos os outros ou, por causa do sofrimento ou da felicidade dos outros, ficamos com raiva.

Que sentido faz ficar com raiva de si mesmo ou dos outros?

Por causa da raiva, você aprenderá rapidamente o que não gosta, pois a raiva é um ímã para aquilo que você não gosta. Somos tão loucos!

Aquelas que nos fazem mais felizes também nos deixam mais irritados! E aqueles de quem não gostamos certamente nos deixam com raiva.

Portanto, pratique a paciência. Pratique disciplina e paciência. Então você não queimará seu lindo jardim, sua linda vida.

Não diga: “Tulku Lobsang, o que você diz é muito verdadeiro, mas muito difícil”. Eu sei que você vai dizer isso! Mas quando você pensa que algo é difícil, isso torna tudo difícil. Se você não acha que é difícil, prometo que não será difícil. A dificuldade só existe na sua cabeça.

Portanto, para reduzir a raiva, pratique a paciência.

 
~Tulku Lobsang
Ano Novo Vida Nova

Todos os anos, a vida lhe dá a chance de uma nova vida, uma nova maneira de viver sua vida. O sentido de comemorar o Ano Novo é deixar para trás todo o seu estresse mental, suas emoções negativas, suas histórias passadas e tudo que te deixa infeliz, para que você possa se tornar uma nova pessoa com uma nova vida. Ano Novo não significa que algo termine, mas que algo novo comece, como um pequeno nascimento. A celebração do Ano Novo traz uma nova energia e uma mente positiva, que é a essência do Ano Novo. O Ano Novo pode transformá-lo em uma nova pessoa que vive sua vida de uma nova maneira. A dádiva do Ano Novo é a oportunidade para um novo nascimento completo.

Para receber a chance de mudança, você precisa prometer disciplinar-se. Tudo o que você promete a si mesmo precisa ser combinado com disciplina; caso contrário, você simplesmente volta às suas antigas estruturas. Com disciplina, suas promessas podem se tornar reais. Uma disciplina pode ajudar e salvar você em muitas situações difíceis em sua vida.
Se você realmente quer uma nova vida, precisa de disciplina.

 
~Tulku Lobsang
Percebendo a mudança

É importante ter a aspiração de manter um corpo saudável e um estado mental positivo. Todo mundo tem isso até certo ponto, certamente, mas apenas ter a aspiração não é suficiente. Todos desejamos não ter doenças ou excessos, mas também ter uma forma física desejável. Para atingir estes objectivos, ou qualquer outra aspiração, outro factor mental deve estar presente – a determinação de agir.

Enquanto não conseguirmos transformar o nosso estado mental numa decisão motivada, haverá sofrimento. Um desejo que não conseguimos realizar leva a esse sofrimento. Uma aspiração é como um sonho. A decisão de agir transforma o sonho em realidade. Nada é impossível se apenas aplicarmos métodos hábeis.

É importante primeiro analisar a aspiração e determinar se ela é de natureza positiva ou negativa. Isso o aproximará do equilíbrio? Se sim, entre os inúmeros desejos que você tem, você escolheu bem agir de acordo com este.

Por que às vezes não conseguimos tomar uma decisão firme? É porque abrigamos dúvidas. Quando duvidamos de nossas aspirações temos medo de cometer erros. Não temos certeza do que deve ser feito e por isso não fazemos absolutamente nada. Os maiores obstáculos são o medo e a dúvida, que nos impedem de tomar uma decisão. Eles nos impedem de concretizar nossos sentimentos na realidade diária e este é realmente o maior erro que podemos cometer. Quando estamos determinados e fazemos o esforço certo, tudo é possível.

 
~Tulku Lobsang
Como se proteger

Todo mundo quer se sentir protegido. Acreditamos que isso nos deixa calmos e relaxados e assim nos sentimos mais em casa. Sempre que nos sentimos seguros, com uma determinada pessoa, ou num determinado local, dizemos que nos sentimos “em casa” com essa pessoa ou neste local. O que significa sentir-se “em casa”? Estar em casa significa sentir-se seguro. Todo mundo quer isso. Sentir-se totalmente em casa significa sentir-se totalmente seguro.

Como é possível atingir um sentimento de “lar absoluto”? No amor encontramos o lar absoluto. Por causa do amor nos protegemos menos. Quanto mais amor temos, menos cautelosos ficamos. Se tivermos menos amor, nos protegemos mais. Quanto mais nos protegemos, mais problemas enfrentamos. Percebemos mais problemas e encontramos mais problemas. Quando temos mais amor, nos protegemos menos e isso significa que percebemos menos problemas e ao mesmo tempo encontramos menos problemas. Quando não nos protegemos ficamos absolutamente seguros. Portanto, não se proteja; este é o melhor guarda. Se você tiver mais guardas, significa que terá mais inimigos. Se você tiver menos guardas, menos protetores, terá menos inimigos.

Por que digo: "Não se proteja?" Porque você é naturalmente muito seguro. Nós vivemos e esta é a nossa natureza. Naturalmente, estamos seguros. Sua natureza é de segurança. Mas quando começamos a nos proteger, saímos da natureza e nos tornamos estranhos. Quanto mais nos protegemos, mais estranhos nos tornamos. Quando nos tornamos estranhos, significa que nos tornamos diferentes dos outros. Nós nos tornamos especiais. E quando nos tornamos especiais temos mais inimigos e mais problemas. “Não se proteja” significa “seja normal”. Ser normal significa não ser diferente dos outros. Isso também significa que você terá menos problemas com os outros.

O principal método para se tornar absolutamente seguro é não se salvar. Esta é a melhor maneira de se proteger. Se você quer estar absolutamente seguro, não se proteja. Quanto mais cauteloso você estiver, mais inseguro mental e psicologicamente você estará. Não proteja. Não há nenhuma história em toda a terra de alguém que se proteja tanto a ponto de encontrar um lugar seguro e se sentir totalmente seguro. Não há história disso.

Seja como um iogue.

Vocês sabem, meus amigos, dizer: “Não se protejam” é uma sabedoria maluca. Mas se você se proteger, isso é uma mente estúpida. Faça uma escolha! Você quer ser louco ou quer ser estúpido? Os iogues dizem: "Você pensa que sou louco e eu acho que você é louco, mas eu sou louco de amor e você é louco de sofrimento." Quando queremos ser felizes também precisamos ser loucos. A felicidade vem com a loucura. Mente louca e destemida. Este é um ótimo método para libertar a mente. Saia do medo e esteja seguro. Você acha que eu sou louco? Ou você acha que está louco? Ha! Ha!

 
~Tulku Lobsang
Preguiça

Temos muitos motivos para ser felizes e temos muitas oportunidades de ser felizes, mas dizemos que não temos tempo. Realmente, não temos coragem de aproveitar todas essas oportunidades. Mas mesmo assim, nem percebemos que não aproveitamos essas oportunidades ou esses motivos para sermos felizes. E então tentamos pesquisar mais. Mas não importa o quanto você procure, não importa o que você receba, você nunca tem tempo e nunca tem o poder de ficar feliz com essas oportunidades ou motivos de felicidade.

Isto é por causa da nossa preguiça. Buda disse que com preguiça não é possível fazer nada. Portanto, a preguiça é a raiz do nosso problema. Esta é a raiz do problema.

Veja, temos preguiça de ser felizes. Não porque não possamos ser felizes, não porque não tenhamos motivos para ser felizes. Nós temos razão. Somos felicidade. Mas somos muito fracos, com preguiça de sermos felizes. Não porque não estejamos felizes, não porque não tenhamos razão, apenas por preguiça.

Portanto, se você realmente quer ser uma pessoa feliz, precisa praticar a disciplina. Disciplina significa que você precisa de autocontrole e autocompromisso. Quem não tem comprometimento e quem não tem autocontrole, não tem disciplina. E se você não tem disciplina, você não tem consciência mental. Se você não tem consciência mental, então você não tem atenção plena. Isso significa que você nunca vê o que tem. Você nunca sente o que tem. Durante toda a sua vida você foi meio cego. Você não tem coragem de ver as coisas, de receber as coisas. Sem atenção plena, consciência mental, não importa o que você tenha, é meio sem sentido. Portanto, a preguiça é o problema.

Existe um remédio para se tornar uma pessoa menos preguiçosa. Você precisa acreditar. Você precisa de autoconfiança. A autoconfiança é a maneira de sair da preguiça. A crença é muito poderosa para a mente. Portanto, precisamos praticar a crença. Até chegarmos à iluminação, precisamos de coragem. Você precisa de coragem enquanto tiver problemas de preguiça. Isso significa que sem crença não há como melhorar a si mesmo. Você sempre permanece o mesmo, exatamente no mesmo ponto. Nada flui. O propósito da vida é chegar à iluminação. Isso significa que você encontra felicidade incondicional. Você quer percorrer esse caminho, então precisa de crença. Caso contrário, a preguiça nunca nos permitirá seguir nessa direção. A preguiça sempre te empurra para baixo. Não faça amizade com a preguiça. Mas como você encontra preguiça em todos os lugares – parece Coca-Cola – é fácil fazer amizade com a preguiça. Mas este não é um bom amigo para se ter nesta jornada da sua vida de samara!

 
~Tulku Lobsang
Amor

Em nossa vida como humanos, há uma coisa importante que precisamos fazer: nos apaixonar. Não importa que tipo de pessoa você é ou em que tipo de religião você acredita; todos nós temos apenas um objetivo. Com certeza, cada um de nós deseja se tornar uma pessoa feliz.

Apaixonar-se é a única maneira de ser feliz. Portanto, se você me perguntar qual é o propósito da vida, ou me perguntar por que fazemos tantas coisas em nossas vidas? Minha resposta é que fazemos essas coisas para estar apaixonados. Quando você conseguir isso, então é isso. Não há mais nada que você precise fazer. Este é o sentido da vida. É quando a vida faz sentido.

O bom é que desde o momento em que você nasce você já tem o direito de se apaixonar. Você não precisa comprar isso. Você não precisa pedir permissão a ninguém para amar, porque você é amor. De alguma forma, também é muito simples, porque você não precisa estudar para se apaixonar por alguém. Isso ocorre porque você é amor.

Amor é vida. Contanto que você tenha amor, a vida fará sentido para você a cada momento. Você nunca encontrará esse sentido na vida fora de você, porque você é o que faz sentido na vida. E o amor é a única maneira de se sentir. O amor é a única maneira de se ver. Então, quando você tem amor, você tem tudo. Quando você perde o amor, você perde tudo. Por causa disso, todos nós precisamos praticar nosso amor inato. É por isso que somos tão especiais, porque somos amor.

Concluindo, minha mensagem para você é: Há uma coisa importante que precisamos fazer em nossa vida: amar. É isso. Não mais.

 
~Tulku Lobsang

Fonte:https://tulkulobsang.org/en/tulku-lobsang/biography

FOTOS DO LAMA TULKU LOBSANG RINPOCHE


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