Pular para o conteúdo principal

CENTROS BUDISTAS EM BELO HORIZONTE

dawa


Templo Dawa Drolma em Casa Branca.


CENTROS BUDISTAS EM BELO HORIZONTE



Por: Rafaella Avelar
Atualmente, em Belo Horizonte, os principais centros existentes são das linhagens Kadampa, Zen, Krishna e Chagdud Gompa, além de centro de estudos budistas como o Nalanda e o Bodisatva.
O centro budista da linhagem Kadampa – adeptos do Budismo Moderno – é o Maitreya, que existe há 14 anos e já esteve em vários endereços. Atualmente, eles se encontram na Av. Prudente de Moraes, 780, no bairro Santo Antônio.
Segundo o CBK Maitreya, o guia espiritual Kadampa é o Gueshe Kelsang Gyatso, mais conhecido como Gueshe-la, um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo internacionalmente conhecido, e a professora residente do centro é a Vanda de Fátima Pereira, discípula de Gueshe-la.

MATREYA
Sala de convivência do Centro Kadampa Maitreya.

Já o Templo das Alterosas pertence à linhagem Zen e foi fundado em 2012 pelo monge José Costa Mokugen-as, com a intenção de divulgar no Brasil a transmissão correta, direta, pura e una do Dharma dos mestres Dōgen e Keizan Jōkin da escola Sōtō Zen do Japão, como consta no site oficial.
O templo, localizado no montanhoso bairro Serra, é um autêntico espaço Zen em estilo oriental e o primeiro templo Zen de Belo Horizonte.
A fundação do Templo Zen das Alterosas está intimamente ligada à decisão do monge Mokugen-san de partir para o Japão em 1991 para um severo treinamento em vários templos da escola Sōtō Zen do Japão.
O nome “Alterosas” reflete as montanhas e o perfil da capital mineira e do estado das Minas Gerais. Em japonês, recebe o nome de Tenmokuzan Kōgakuzenji, que significa “Montanha do Silêncio Templo Zen das Montanhas Altas”.
A Associação Cultural Oriente-Ocidente, ACOO, fundada em 2005, o qual dá sustentação jurídica ao Templo Zen das Alterosas que, uma vez fundado, será então perpetuado, fazendo assim parte do patrimônio cultural e da história do Zen no Brasil e Minas Gerais.

Zen
Fachada do templo Zen das Alterosas.

Representando a linhagem Krishna, temos a ISKON (Sociedade Internacional Para Consciência Krishna), que foi fundada por Srila Prabhupada, orientado pelo mestre Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami que lhe pediu para que ensinasse a ciência da consciência de Krishna no mundo ocidental. Srila Prabhupada orientou sua sociedade internacional desde os humildes primórdios na Segunda Avenida, 26, em Nova Iorque, EUA, até seu desenvolvimento numa confederação mundial com mais de duzentos ashramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais, além de milhões de seguidores. Ele deixou este mundo no dia 14 de novembro de 1977, em Vrindavana, Índia, local mais sagrado para os devotos de Krishna, e seus discípulos têm continuado seu importante trabalho de levar a Consciência de Krishna para as pessoas, indistintamente.
Foi um desses discípulos que trouxe a ISKON para BH, que fica localizada na rua Ametista, 212, no bairro Prado.

hare
Altar da ISKCON – BH.

Dawa Drolma é o centro budista de origem Chagdud Gompa (Budismo Tibetano). Foi fundado em 1992, com a permissão do guia espiritual Chagdud Rinpoch, e está situado entre as montanhas de Minas Gerais, próximo à cidade de Belo Horizonte, no vale de Casa Branca, no condomínio Aldeia da Cachoeira das Pedras. Além das práticas neste templo, existem as práticas que acontecem durante a semana em Belo Horizonte, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 660/205. A construção do Centro de budismo Dawa Drolma é em estilo tibetano, com cores vivas e elementos decorativos como estátuas, imagens, plantas e um gongo.

dawa
Templo Dawa Drolma em Casa Branca.

Já a Comunidade Buddhista Nalanda é um espaço criado para o entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha. O diretor do centro de estudos é o Ricardo Sasaki.  Acontecem encontros as terças e quartas à noite, ambos são gratuitos. O centro está localizado na rua Albita 194/701, no bairro Cruzeiro.

nalanda
Aula de meditação na Comunidade Buddhista Nalanda.

Por fim, temos em BH o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, localizado na rua Barão de Macaúbas, 460, no bairro Santo Antônio. O centro tem como mestre o budista Lama Padma Samten. Segundo CEBB, Lama tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento.

but
Lama Padma Samten, mestre budista da CEBB.

Para saber mais, visite os sites ou facebook dos centros mencionados através dos links abaixo:
TEMPLO ZEN DAS ALTEROSAS | http://www.zen.org.br/
ISKCON-BH
Fonte:https://descubraflordelotus.wordpress.com/2014/04/25/o-budismo-em-belo-horizonte/

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…