Pular para o conteúdo principal

CENTROS BUDISTAS EM BELO HORIZONTE

dawa


Templo Dawa Drolma em Casa Branca.


CENTROS BUDISTAS EM BELO HORIZONTE



Por: Rafaella Avelar
Atualmente, em Belo Horizonte, os principais centros existentes são das linhagens Kadampa, Zen, Krishna e Chagdud Gompa, além de centro de estudos budistas como o Nalanda e o Bodisatva.
O centro budista da linhagem Kadampa – adeptos do Budismo Moderno – é o Maitreya, que existe há 14 anos e já esteve em vários endereços. Atualmente, eles se encontram na Av. Prudente de Moraes, 780, no bairro Santo Antônio.
Segundo o CBK Maitreya, o guia espiritual Kadampa é o Gueshe Kelsang Gyatso, mais conhecido como Gueshe-la, um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo internacionalmente conhecido, e a professora residente do centro é a Vanda de Fátima Pereira, discípula de Gueshe-la.

MATREYA
Sala de convivência do Centro Kadampa Maitreya.

Já o Templo das Alterosas pertence à linhagem Zen e foi fundado em 2012 pelo monge José Costa Mokugen-as, com a intenção de divulgar no Brasil a transmissão correta, direta, pura e una do Dharma dos mestres Dōgen e Keizan Jōkin da escola Sōtō Zen do Japão, como consta no site oficial.
O templo, localizado no montanhoso bairro Serra, é um autêntico espaço Zen em estilo oriental e o primeiro templo Zen de Belo Horizonte.
A fundação do Templo Zen das Alterosas está intimamente ligada à decisão do monge Mokugen-san de partir para o Japão em 1991 para um severo treinamento em vários templos da escola Sōtō Zen do Japão.
O nome “Alterosas” reflete as montanhas e o perfil da capital mineira e do estado das Minas Gerais. Em japonês, recebe o nome de Tenmokuzan Kōgakuzenji, que significa “Montanha do Silêncio Templo Zen das Montanhas Altas”.
A Associação Cultural Oriente-Ocidente, ACOO, fundada em 2005, o qual dá sustentação jurídica ao Templo Zen das Alterosas que, uma vez fundado, será então perpetuado, fazendo assim parte do patrimônio cultural e da história do Zen no Brasil e Minas Gerais.

Zen
Fachada do templo Zen das Alterosas.

Representando a linhagem Krishna, temos a ISKON (Sociedade Internacional Para Consciência Krishna), que foi fundada por Srila Prabhupada, orientado pelo mestre Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami que lhe pediu para que ensinasse a ciência da consciência de Krishna no mundo ocidental. Srila Prabhupada orientou sua sociedade internacional desde os humildes primórdios na Segunda Avenida, 26, em Nova Iorque, EUA, até seu desenvolvimento numa confederação mundial com mais de duzentos ashramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais, além de milhões de seguidores. Ele deixou este mundo no dia 14 de novembro de 1977, em Vrindavana, Índia, local mais sagrado para os devotos de Krishna, e seus discípulos têm continuado seu importante trabalho de levar a Consciência de Krishna para as pessoas, indistintamente.
Foi um desses discípulos que trouxe a ISKON para BH, que fica localizada na rua Ametista, 212, no bairro Prado.

hare
Altar da ISKCON – BH.

Dawa Drolma é o centro budista de origem Chagdud Gompa (Budismo Tibetano). Foi fundado em 1992, com a permissão do guia espiritual Chagdud Rinpoch, e está situado entre as montanhas de Minas Gerais, próximo à cidade de Belo Horizonte, no vale de Casa Branca, no condomínio Aldeia da Cachoeira das Pedras. Além das práticas neste templo, existem as práticas que acontecem durante a semana em Belo Horizonte, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 660/205. A construção do Centro de budismo Dawa Drolma é em estilo tibetano, com cores vivas e elementos decorativos como estátuas, imagens, plantas e um gongo.

dawa
Templo Dawa Drolma em Casa Branca.

Já a Comunidade Buddhista Nalanda é um espaço criado para o entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha. O diretor do centro de estudos é o Ricardo Sasaki.  Acontecem encontros as terças e quartas à noite, ambos são gratuitos. O centro está localizado na rua Albita 194/701, no bairro Cruzeiro.

nalanda
Aula de meditação na Comunidade Buddhista Nalanda.

Por fim, temos em BH o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, localizado na rua Barão de Macaúbas, 460, no bairro Santo Antônio. O centro tem como mestre o budista Lama Padma Samten. Segundo CEBB, Lama tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento.

but
Lama Padma Samten, mestre budista da CEBB.

Para saber mais, visite os sites ou facebook dos centros mencionados através dos links abaixo:
TEMPLO ZEN DAS ALTEROSAS | http://www.zen.org.br/
ISKCON-BH
Fonte:https://descubraflordelotus.wordpress.com/2014/04/25/o-budismo-em-belo-horizonte/

Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO Como a maioria das religiões e filosofias mundiais, o Budismo de acordo com a sua evolução histórica dividiu-se em diversos grupos e segmentos que diferenciam entre si em algumas doutrinas e visões do budismo. Não conseguiremos aqui distinguir todos os ramos do budismo que existem ou já existiram, mas analisaremos aqueles de maior relevância histórica. Escola TheravadaO Budismo Theravada; quer dizer literalmente, "o ensino dos anciões", ou "o antigo ensino" é considerada a mais antiga escola de Budismo ainda existente. Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Birmânia e Tailândia; atualmente, o número de budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes, o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente. Escola MahayanaA Escola Mahayana (nome que quer dizer "grande veículo") é atualmente a maior das duas principais tradições do Budismo existentes h…