SAÚDE,CUIDADO E BEM VIVER: O CONCEITO BUDISTA DE VIDA HUMANA PRECIOSA


Diálogo de Saúde no ICM Canelinha, em 2015. Da esquerda para a direita: Cleo Scherer (osteopatia), Adriana Pissetti (ayurveda), Juca Oliveira (acupuntura) e Lama Padma Samten. Foto de Ze Paiva, Vista Imagens.

Saúde, Cuidado e Bem Viver

O conceito budista de vida humana preciosa reconhece a raridade de cada existência e a importância do cuidado para viver bem. Assim, acreditamos que as pessoas, e não as instituições, devem devem ter o protagonismo sobre a própria saúde.

Nossa sociedade exibe um cenário de adoecimento coletivo e individual que tem origem em diversas circunstâncias. Trabalhar com essas causas envolve um olhar amplo não só para as formas de organização social, mas também para o mundo interno das pessoas, aspectos fundamentais para a manifestação da saúde, ou da doença.
Assim, o Instituto Caminho do Meio desenvolve diversas práticas de promoção de saúde, a partir de uma visão integral (que inclua mente, energia, corpo e também as dimensões coletivas) e regenerativa, estimulando uma perspectiva de bem viver e de bem-estar.
As atividades contam com médicos e terapeutas ligados a diferentes tradições e técnicas: medicina tradicional chinesa, ayurveda, yoga, massagens de vários tipos, etc. Esses profissionais atuam em ações específicas ou como apoio transversal nas ações dos centros budistas e do ICM.

Ações Formativas

Em Timbaúba (PE), o Ação Darmata realizou, em 2011, uma formação em saúde integral e plantas medicinais para 40 trabalhadores do Município. Mais do que “ensinar”, o projeto visava recuperar os saberes locais envolvendo ervas medicinais e medicina comunitária, dignificando os participantes, ajudando-os a se reconhecerem como portadores de saberes preciosos. Apoiado pelo PNUD e pela Caixa Econômica Federal, o curso gerou, além da capacitação, um vídeo-documentário e uma cartilha que registram esses saberes locais.
Em Viamão (RS), o ICM iniciou, em 2019, um programa de formação em acupuntura e moxabustão, com duração de três anos. Veja mais aqui.


Curso de Acupuntura e Moxabustão

curso de acupuntura e moxabustão


Com formação em três anos, o Curso de Acupuntura e Moxabustão Tradicionais terá início em fevereiro de 2019

Começa em fevereiro de 2019 o Curso “Acupuntura e Moxabustão Tradicionais”, no Instituto Caminho do Meio, em Viamão (RS). A formação será oferecida pelo professor José Ricardo Buscke Oliveira e tem duração de três anos (360 horas).
Confira mais informações do curso:
Programa do Curso Acupuntura e Moxabustão Tradicionais
o    Fundamentos da Acupuntura Tradicional Oriental
o    Fisiologia e Fisiopatologia dos Cinco Reinos Mutantes
o    Canais de Energia e seus Ressonadores
o    Elementos de Prevenção e Diagnóstico
o    Módulos de Regulação
Datas
Início em fevereiro. O curso ocorrerá no segundo final de semana de cada mês (12h aula): sábados pela manhã e à tarde (9h às 17h com intervalo para almoço) e domingos das 9h às 12h.
Investimento
R$ 150 mensais (total R$ 4.500)
Inscrições
Através do e-mail juca@institutocaminhodomeio.org ou Whatsapp (51) 9 8106 9226
Local
Instituto Caminho do Meio Viamão (RS)
Estrada Caminho do Meio, 2600. Vila Augusta.
Ver Mapa
CEBB Caminho do Meio

Instituto Caminho do Meio
Viamão (RS)


Estr. Caminho do Meio, 2600
Vila Augusta, Viamão – RS
falecom
@institutocaminhodomeio.org.br
+55 (51) 9 8472 0384
Fonte:http://institutocaminhodomeio.org.br/curso-de-acupuntura-e-moxabustao-2019/

Comentários