O BODHISATTVA DA COMPAIXÃO INFINITA

O Bodhisattva da Compaixão Infinita

No budismo, entre a escola Mahayana de pensamento, há aqueles que são capazes de alcançar o nirvana, mas adiam fazê-lo a fim de salvar outros que seriam deixados para trás e sofreriam. Tal pessoa nobre é conhecida em sânscrito como um bodhisattva, ou "buddha-to-be". O termo se aplica a qualquer pessoa motivada por grande compaixão que tenha gerado bodhicitta suficiente. Este é o desejo espontâneo de uma mente compassiva de atingir a iluminação para o benefício de todos os seres sencientes, acompanhada por um desapego da ilusão de um eu inerentemente existente.
Tal status também existe no domínio do sobrenatural, pois entre as divindades existem seres similares. Como exemplo, há um Bodhisattva da Compaixão Infinita conhecido como Avalokitesvara, entre outros nomes Não surpreendentemente, ele é provavelmente a figura mais popular na lenda budista. Avalokitesvara é muito amada até mesmo por monges e monjas Theravada que normalmente não reconhecem os bodhisattvas, assim como o ramo mais esotérico dos budistas Vajrayana.
Isso porque, de acordo com o Sutra de Lótus, ele ouve os gritos dos seres sencientes e trabalha incansavelmente para ajudar aqueles que o invocam. Para muitos, Avalokitesvara incorpora a compaixão do Buda e todos os bodhisattvas. De muitas maneiras, ele é o espírito de empatia, no coração da humanidade. Ele pode até mesmo encarnar como um grande mestre espiritual, como o Dalai Lama e outras figuras influentes.
O Bodhisattva da Compaixão Infinita tem infinitas manifestações. No Camboja, ele aparece como Lokesvarak , enquanto no Japão os budistas o chamam de Kanzeon . Então, novamente, no Tibete, ele é freqüentemente representado com quatro braços e é conhecido como Chenrezik . Enquanto na China ela é às vezes vista como uma deusa de 18 braços chamada Cundi . Enquanto isso, como Avalokitesvara, esta divindade tem mil braços, além de onze cabeças.
Como a história continua, depois de lutar para compreender as necessidades de todas as criaturas sofredoras do mundo, sua cabeça se dividiu em onze pedaços. Então, a partir disso, cresceram onze novas cabeças, com as quais ouviram os gritos desesperados dos não iluminados. Então, ao testemunhar sua luta, Avalokitesvara tentou alcançar todos os que precisavam de ajuda, mas ele logo descobriu que seus braços não eram fortes o suficiente e eles quebraram em mil pedaços. No entanto, a partir daí cresceram mil novos braços para dar-lhe a força que ele precisava.
Então, milênios atrás, durante a vida do Buda, um bodhisattva aprendeu que cantar enquanto meditava poderia levar à obtenção da iluminação. Como tal, os budistas Mahayana chegaram a relacionar Avalokitesvara ao mantra de seis sílabas om mani padme hum . Devido a essa associação, uma forma de Avalokitesvara é o Senhor das Seis Sílabas. Ele foi mencionado pela primeira vez como Sadaksari em um texto religioso que remonta ao final do século 4 ou início do século 5 da era comum.
Então, no século XII, Dusum Khyenpa atingiu a iluminação aos cinquenta anos de idade em Kampo Kangra, canalizando com sucesso o espírito de empatia. A partir de então, ele foi considerado por mestres altamente respeitados como Shakya Sri e Lama Shang como uma manifestação de Avalokitesvara cuja vinda havia sido prevista no Samadhiraja Sutra e no Lankavatara Sutra. Como resultado, ele se tornou o primeiro Gyalwa Karmapa, servindo como chefe da escola de Karma Kagyu do budismo tibetano.
Alguns séculos depois, Avalokitesvara encarnou como Pema Dorje, um menino que estava destinado a se tornar o primeiro Dalai Lama. Ele nasceu em um curral em Tsang em 1391. Então, quando chegou à puberdade, foi ordenado e recebeu o nome de Gendun Drup. Depois que ele morreu, um menino conhecido como Sangyey Pel nascido em Tsang declarou-se, aos três anos, como sendo realmente Gendun Drup e pediu para ser levado para casa, o mais cedo possível.
O Bodhisattva da Compaixão Infinita reencarnou desta forma ao longo dos anos, conduzindo até Sua Santidade o 14º Dalai Lama. Em 1935, Avalokitesvara renasceu como Lhamo Thondup em um colchão de palha em um estábulo em uma parte remota do Tibete. Mais tarde, após o seu treinamento monástico, ele assumiu o nome de Tenzin Gyatso, e até hoje ele ainda viaja pelo mundo espalhando a paz como um líder espiritual altamente estimado e um renomado budista.
Oṃ maṇi padme hūṃ

Fonte: https://medium.com/@joshuashawnmichaelhehe/the-bodhisattva-of-infinite-compassion-708bb6f15094

Comentários