O BELO TEMPLO BUDISTA TIBETANO EM TRÊS COROAS,RIO GRANDE DO SUL-BRASIL

Imagem relacionada

Templo budista em Três Coroas: sugestão de passeio pro final de semana

templo budista_Chagdud Gonpa_Viajando bem e barato

Para quem mora no Rio Grande do Sul, uma boa opção de passeio no final de semana é visitar o templo budista de Três Coroas, conhecido também como Khadro Ling. Confira aqui algumas dicas para visitar este lugar lindo! 
O templo foi fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, e acabou se tornando um ponto turístico da cidade pelas belas construções tibetanas que abriga – estátuas, rodas de oração, bandeiras e as vibrantes cores e detalhes das construções encantam turistas de qualquer religião. Diz-se que, quando Chagdud Rinpoche idealizou o templo, ele não tinha a intenção explícita de criar uma atração turística. No entanto, sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas. É um bom passeio para casais, grupos de amigos e até famílias – tem bastante espaço pra criançada correr por lá e é bastante seguro. 🙂

Como chegar no templo budista

De carro a partir de Porto Alegre
O templo budista está a 7 km de Três Coroas por estrada de chão batido. Para quem vem de Porto Alegre, o caminho é bem simples: vá pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula. Na parada de ônibus 177, que está sinalizada, dobre à esquerda. Há também, neste local, uma placa indicando o templo.
De ônibus a partir de Porto Alegre
A empresa Citral tem uma linha direta de ônibus de Porto Alegre até Três Coroas. Os horários podem ser conferidos no site da rodoviária de Porto Alegre. Da rodoviária, é necessário pegar um táxi até o centro budista – como estamos no interior, vale uma dica: não esqueça de combinar um preço para a corrida até o templo budista, já que muitos táxis não possuem taxímetro.
De Gramado 
Partindo de Gramado você tem duas opções:
Siga em direção a Porto Alegre pela RS 115, em Três Coroas. A estrada de acesso estará a sua esquerda. O templo budista ficará a 20 minutos da RS 115, no alto do vale, sendo os últimos 7 km de estrada de chão batido. A viagem tem cerca de 31 km, e dura pouco mais de 40 minutos.
O caminho mais longo, de 61 km, passa por Canela e depois pelos Campos de Cima da Serra, pode ser um opção para quem quer conhecer a bela estrada a caminho da cidade de São Francisco de Paula. Este trajeto dura mais ou menos uma hora.
De Bento Gonçalves
De Bento, siga pela BR 470 em direção à Porto Alegre. Em Carlos Barbosa, pegue a RS 446, que depois vira a RS 122, perto de São Vendelino. Dali, siga até Portão (sentido Porto Alegre), onde ela vai ter virado a RS 240. Dali, pegue a BR 116 sentido Novo Hamburgo. Então, você segue no sentido Taquara, pegando a RS 239. Siga até Taquara e pegue a RS 020 até São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177. Aí, você verá uma indicação para o templo budista. A viagem dura cerca de duas horas e meia.

Para aproveitar e fazer esta viagem bate-e-volta de Gramado, Porto Alegre ou Bento Gonçalves, alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars.

templo budista_oferendas_Viajando bem e barato

Conhecendo o templo budista

A entrada do Templo Khadro Ling é simples e no portão, pelo porteiro eletrônico, a gente deve identificar-se para entrar com o carro. Se você é fumante, um alerta: a partir do momento em que se entra neste portão, não é permitido fumar em lugar algum da propriedade. Muitos turistas optam por, logo depois de entrar, rumar para uma pequena sala onde um vídeo conta a história do lugar. O templo é  réplica do templo celestial de Zangdog Palri (“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”) na cidade de Kogpo, no Tibete, e pode ser visitado com guia, que explica um pouco sobre a filosofia e a arte sacra tibetana.
O espaço pode ser visitado fora do horário de aulas e meditação, que varia conforme a programação que está acontecendo no templo. A parte interna não pode ser fotografada – aproveite para fazer uma oração (em qualquer tradição religiosa) ou dedicar orações escritas para alguém específico.
templo budista_interno_viajando bem e barato
Quem quiser, pode também oferecer lamparinas. Centenas de lamparinas são acesas todos os dias no Khadro Ling como uma oferenda de luz para dispersar obstáculos de todos os seres. Você pode participar dessa oferenda diária e inclusive dedicar um determinado número de lamparinas em benefício a você, sua família ou qualquer outra pessoa que esteja passando por dificuldades ou que precise de bênçãos – cada lamparina custa R$ 2,50, informe-se com o pessoal da secretaria ou com o guia que está lhe acompanhando dentro do templo.
templo budista_lamparinas_viajando bem e barato
Se você quiser participar de uma prática de meditação, o Khadro Ling costuma ter sessões abertas ao público nos domingos, às 8h da manhã. Recomenda-se chegar lá 15 minutos antes disso e certificar-se, antes de sua viagem, se haverá mesmo prática aberta naquele final de semana – isso muda de acordo com a programação do Khadro Ling.
Durante toda a visita, você vai observar em diversos lugares bandeiras coloridas.
Segundo a tradição budista, elas carregam mantras e, quando balançam no vento, eles acreditam que o vento vá espalhá-las levá-las ao longe.
templo budista_bandeiras de oração_Viajando bem e barato
As grandes rodas de oração também chamam bastante a atenção dos visitantes. Há diversas na entrada do templo budista, e também na Casa das Rodas de Oração. Elas que giram incessantemente, 24 horas por dia, emitindo um som de sino. As rodas contém  rolos com mantras inscritos que ao serem girados (mecanicamente) emanam bençãos para os que estiverem em suas proximidades.
templo budista_rodas de oração_Viajando bem e barato
O espaço costuma ser bastante silencioso e todas as estátuas e construções são cuidadosamente decorados de acordo com a tradição tibetana – o Khadro Ling é o primeiro templo budista construído nesta linha de toda a América Latina.
Outra construção maravilhosa é chamada de Zangdog Palri – trata-se da expressão da Terra Pura , um reino que expressa a mente iluminada. Erguer a Terra Pura foi o último desejo do mestre Chagdud Tulku Rinpoche, e seu último grande projeto antes de morrer em 2002. O local abriga suas cinzas.
Chagdud Tulku Rinpoche era um mestre de meditação do Budismo Tibetano. Rinpoche trouxe aos Estados Unidos e à América Latina ensinamentos espirituais extremamente raros e profundos, totalmente desconhecidos no Ocidente até poucas décadas atrás. Ele é uma figura central para quem visita o templo budista.
templo budista_terra pura_viajando bem e barato
As estupas também são muito bonitas e podem ser vistas já desde o estacionamento do templo budista – os budistas que caminham a sua volta em um ritual  que representa as  8 fases da vida do Buda. Diz-se que as pessoas devem percorrer em sentido horário toda sua extensão – a cada estupa percorrida sua mente se ilumina e recebe-se bençãos. 🙂
templo budista_Chagdud_Gonpa_Viajando bem e barato
O templo tem também uma lojinha com souvenirs como cartões postais e adesivos, e vários livros sobre a filosofia budista, DVD’s e CD’s. Ali, você encontra água e refrigerantes à venda, mas não há qualquer tipo de lanche à venda no templo.

Onde comer em Três Coroas

Como sugestão de complemento ao passeio, indicamos o Tashi Ling, primeiro (e único) restaurante tibetano do Brasil, que fica em Três Coroas também. O lugar é super bonito, os garçons usam roupas típicas e rola música tibetana enquanto você está lá – o proprietário, Ogen Shak, é um tibetano muito simpático que adora conversar. E ele tem história pra contar: é um refugiado que fugiu do Tibete a pé, pelo Himalaia, carregando os dois irmãos mais novos, fugindo da ocupação chinesa. Artista plástico especializado em arte sacra tibetana, há sete anos veio para o Brasil ornar o templo budista de São Paulo e nunca mais voltou – é um apaixonado pelo país e aqui conheceu sua esposa, Adriana.
Dica de prato no restaurante? Indico sempre o Chamô Chow Mein, um macarrão com shimeji e legumes com óleo de gergelim e o, como entradinha, o Momo, uma espécie de bolinho cozido no vapor, leve e muito saboroso.
templo budista_momo_Viajando bem e barato

Onde ficar em Três Coroas

Opção econômica 

Refúgio do Pomar Hostel – Oferece café da manhã, Wi-Fi liberado, a hospitalidade do proprietário Renato e um local tranquilo para passar um final de semana na boa, relaxando. Oferece banheiro privativo, ventilador e frigobar a um preço bem bacana.
Hotel Caminhos da Serra – Hotel simples, mas com boa relação custo-benefício. Café da manhã saboroso, Wi-Fi, e acomodação confortável.
Khadro Ling – Com agendamento prévio, o templo budista oferece vários tipos de acomodação – quartos individuais ou coletivos. Todavia, este tipo de hospedagem é mais usado pelos praticantes do budismo que visitam o local para fazer algum retiro específico.

Serviço

Khadro Ling – Estrada Linha Águas Brancas, 1211. Caixa Postal 121. – Três Coroas-RS.
Horário de visitação: de quarta a sexta, 9h30 às 11h30 e 14h às 17h; sábado e domingo, 9h às 16h30. Fecha às segundas e terças-feiras. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar sua visita por e-mail ou telefone.
Terra Pura de Padmasambava: sábado e domingo das 9h às 16:30h
O Templo estará fechado para visitação de de 21/12 até 01/01, e depois, de 18/02 a 03/03, quando acontecem retiros fechados para os praticantes do budismo.
Telefones: (51) 3546-8200. Fax: 3546-8223.
Mais informações sobre a história, os monumentos, dúvidas frequentes e informações gerais para seu passeio por lá, acesse www.templobudista.org.
Entrada: Gratuita – mas doações solidárias são bem-vindas para manter o espaço. Todo o staff do templo trabalha voluntariamente.
Tashi Ling – Rua Alagoas, 361 – Bairro Águas Brancas – Três Coroas – RS
Telefones: (51) 3546.5763 e 9678.3184
Horários de funcionamento:
Qua – Sexta 12h – 15h
Sex – Sáb 8h – 11h
Sáb – Dom 12h – 16h
____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeitaAlugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotelCompre seu ticket de tremEvite filas comprando ingressos antecipadosOrganize passeios nas cidades e arredoresReserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real SegurosMondial Assistance ou World NomadsServiço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

Fonte:https://viajandobemebarato.com.br/2015/12/templo-budista-em-tres-coroas-sugestao-de-passeio-pro-final-de-semana-2.html

Templo Budista de Três Coroas


Visitar o Templo Budista Khadro Ling, na cidade de Três Coroas/RS é um passeio maravilhoso e se pode dizer que faz bem aos olhos e ao espírito. 

Há algum tempo, eu vinha sentindo uma certa curiosidade em conhecer o local. Realmente, é um passeio muito lindo pois além de visitar um lugar repleto de beleza não só arquitetônica, como também natural, há a oportunidade de conhecer um pouco mais dos ensinos budistas.  


A começar pelo local, que é um lugar belíssimo, de onde se avista inúmeras montanhas, e em meio a muita vegetação, sobressai o Templo com suas construções em cores vibrantes. 
  

As cores exuberantes das construções convida para momentos de contemplação, de reflexão sobre este maravilhoso universo que nos cerca.



Logo na entrada, há uma sala onde é possível assistir a bonita história do local, idealizado pelo monge budista Chagdud Rinpoche que encantou-se com o lugar que lhe lembrava o Tibete. A construção foi iniciada em 1995.

Chagdud Rinpoche projetou o lugar para inspirar de maneira positiva todos os visitantes, independentemente de suas crenças. Após sua morte em 2002, sua esposa seguiu com os planos do marido, mantendo o lugar conforme idealizado. 

O local por sua beleza, paz e suas características peculiares tornou-se rapidamente um local turístico, atraindo visitantes de todos os lugares. Ali, o visitante consegue imaginar-se no Tibete.

O local é constituído pelo Templo principal, construções menores que abrigam as rodas de oração, estátuas, estupas, tudo interligado por caminhos e cercadas de muito verde. 

O Templo oferece ensinamentos e práticas de meditação. Há orações e oferenda de lamparinas, estas, acesas todos os dias como oferenda de luz para dispersar obstáculos de todos os seres. 



A cada pouco, pelos caminhos, há placas lembrando para não pisar nas formigas, como forma de proteger com segurança o trajeto das mesmas. Acredito que isto desperta nas pessoas a sensibilidade com os demais seres que habitam nosso mundo. 




As oito estupas representam as oito fases da vida do Buda, desde seu nascimento até a morte.

As bandeiras da oração levam mantras através do vento, que espalharão aos quatro cantos do mundo, boas energias.
A visitação ao Templo Budista é gratuita para carros de passeio, e está aberto ao público de quartas a domingos, sendo que segundas e terças, está fechado à visitação. Grupos em vans, ônibus, etc., devem agendar a visitação.

No local não há venda de lanches, e é proibido fumar. Há uma única lojinha que comercializa itens próprios do budismo, e que muitos turistas adquirem como souvenir. No interior dos templos não é permitido fotografar ou filmar.

Perto dali, há o restaurante Espaço Tibet, bem conceituado e que foi o primeiro restaurante típico tibetano no Brasil. 
Onde fica - situado a 7km de Três Coroas, por estrada de terra.

Três Coroas, no Rio Grande do Sul/Brasil. Três Coroas está localizada a cerca de 90 km da capital Porto Alegre; e a 32 km de Gramado.

Este é o endereço: Estrada Linha Águas Brancas 1211 - Águas Brancas - Três Coroas - RS (embora se perguntar em Três Coroas onde fica o Templo Budista, praticamente todos sabem indicar).

Visitar o Templo Budista Khadro Ling de Três Coroas, sem dúvida, é um passeio maravilhoso, que vale a pena. 

Fonte:https://60razoesparaviver.blogspot.com/2016/07/templo-budista-de-tres-coroas.html

Templo Budista em Três Coroas – um pedacinho do Tibet no Brasil


Antes de iniciarmos nossa viagem de 6 dias por Gramado e Canela decidimos fazer uma parada rápida em Três Coroas para conhecer o Templo Budista Khadro Ling.
Saímos do Aeroporto de Porto Alegre por volta de 12h e como o Templo na quarta feira fecha na hora do almoço e só reabre às 14h decidimos então ir à cidade de Novo Hamburgo para almoçar. Para chegar ao Templo foi super fácil e rápido. Não tem como se perder e usando o GPS do Celular você se localiza facilmente.
Partimos de Porto Alegre pela BR-116 até Novo Hamburgo (em torno de 45min de viagem). Em Novo Hamburgo pegamos a RS-239 até a cidade de Taquara e depois a RS-020 até o Templo Budista Khadro Ling (Duração de 1h de viagem).
Bastante atenção na estrada RS-020 por ser estreita, não ter acostamento e conter vegetação alta impedindo a visibilidade em curvas e ultrapassagens.”
Chegando ao Templo já havia uma grande fila de carros do lado de fora para entrar. Foi um pouco demorado porque  só passa um carro por vez pelo portão automático, a pessoa tem que tocar o interfone, pedir autorização, informar a placa do carro e  quantidade de pessoas. Após passadas as informações eles orientam você a estacionar o carro e se dirigir para a sala de vídeo onde se explica a história do Templo de Khadro Ling e o que significa cada estátua e monumento do lugar. Mesmo sendo chato para alguns, sugerimos assisti-lo porque assim você irá entender o significado e historia de cada cantinho do Templo.
O Chagdud Gonpa é uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Sua sede, fundada em 1995 no Brasil pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche (1930–2002), chama-se Khadro Ling o Templo que fica no topo da montanha na cidade de Três Coroas (RS), a 32 km de Gramado.
Quando Chagdud Rinpoche criou o Templo, ele não tinha a intenção de se tornar uma atração turística. Ele sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas.
Templo Khadro Ling
O khadro Ling é a sede Brasileira de uma rede internacional de centros Budistas fundada por Chagdud Rinpoche falecido em 2002.
Começamos a visita pelo Templo, La dentro não é permitido filmar nem fotografar e você deverá entrar no templo sem chapéu, descalço ou de meias porque é proibido entrar com qualquer tipo de calçado. Não esqueça também de desligar os celulares. O ugar é destinado à realização de orações, meditação e oferendas. Não é permitido tocar em nenhum objeto pessoal dos alunos e deve respeitar as pessoas que ali estiverem meditando ou orando. Ele é todo decorado dentro das tradições tibetanas com representações do corpo, da mente e alma de Buda. Foi todo pintado a mão e com estátuas trazidas da Ásia. Todas as pinturas nas paredes contam a história de Buda. No centro do Templo está o altar de Tara Vermelha. Só é permitida a entrada fora do horário de meditação. O Silencio é surreal e realmente só de entrar já traz uma sensação de paz. Aproveite na saída e se possível faça uma doação uma vez que é uma organização sem fins lucrativos.
Ao lado do Templo está a Casa de Rodas das Orações.
As Rodas de Orações são cilindros preenchidos com rolos de papel onde estão impressos uma infinidade de mantras. As rodas são giradas (mecanicamente e emitindo um som de sino) e a partir daí é como se os milhares de mantras em seu interior estivessem sendo recitados emanando as bênçãos espalhadas ao vento, transmitindo paz e harmonia para as pessoas próximas e para todos os seres em todas as direções.
As Bandeiras de Oração têm um significado semelhante. Nos panos estão escritas orações que são levadas quando tocadas pelo vento. Estão espalhadas por vários lugares do Templo.
As Estupas são a representação da mente iluminada, ou seja, a mente de Buda. As 8 Estupas do Khadro Ling comemoram 8 passagens da vida do Buda, como por exemplo o nascimento, a morte e a iluminação.
Ao Lado das Estupas estão às estátuas do Buda Akshobia e do Guro Rinpoche ambas esculpidas por Chagdud Rinpoche.
Terra Pura é a única replica da morada celestial de Padmasambava, foi morada de Rinpoche. Não tivemos acesso por estar proibida a visitação no dia. Foi o primeiro templo de Terra Pura de Padmasambava construído na forma tradicional no ocidente. Ele abriga a Estupa com as cinzas Chagdud Tulku Rinpoche. Painéis nas paredes ilustram e contam a historia de Guru Rinpoche e os Mestres da linhagem.
Atrás do Templo Khadro Ling está localizado o Jardim das 21 Taras onde abrigam estátuas de pedra esculpidas na Índia. Tara é conhecida como o Buda feminino e também como a salvadora veloz. Responde rapidamente as orações e remove os medos e obstáculos de todos os seres. Ao lado do jardim possui um mirante com uma vista incrível para a cidade de Três Coroas
Uma comunidade de praticantes budistas mora no Khadro Ling. Eles são responsáveis pela manutenção das atividades e dependências do centro por meio de trabalho voluntário.
O Lugar é fantástico, seguro e transmite muita paz. Vale muito a pena desviar seu caminho para conhecer o Templo Khadro Ling que leva aproximadamente de 1h a 2h de visitação.
Cuidados e dicas que são informadas pelo Templo:
  • É proibido fumar dentro de toda a área do Khadro Ling;
  • Eles não fornecem água quente para chimarrão, nem carregadores de celulares ou acesso à internet;
  • Não existe equipe médica no local;
  • O acesso às redes 3G costuma ser limitado e intermitente;
  • Ônibus não conseguem chegar no estacionamento próximo ao templo. É necessário percorrer a pé um caminho íngreme até o local. Não oferecem translado do portão até o templo;
  • Em dias quentes, leve repelente;
  • Em dias de chuva, as estradas ficam escorregadias e também tem bastante neblina.
Horário de Funcionamento:
Segundas e Terças – Fechado
Quartas às sextas, das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h.
Sábados e domingos, das 9h00 até 16h30.
Entrada gratuita – Apenas para motos e carros de passeio.
Endereço:
(51) 3546-8201 | (51) 9694-7299
 Estr. Linha Águas Brancas, 1211 – Três Coroas, RS

Fonte: http://mundodosviajantes.com/templo-budista-em-tres-coroas-um-pedacinho-do-tibet-no-brasil/

Comentários