MENINOS RESGATADOS NA TAILÂNDIA SÃO ORDENADOS APRENDIZES DE MONGES

Devoto se ajoelha diante de "meninos da caverna" - PANUMAS SANGUANWONG / AFP

Meninos resgatados na Tailândia são ordenados aprendizes de monges

Time de futebol prestou homenagem a mergulhador morto na operação


BANGCOC — Os meninos que foram resgatados em uma caverna tailandesa inundada foram ordenados como aprendizes de monges budistas, nesta quarta-feira. A cerimônia teve ainda uma homenagem ao mergulhador voluntário que morreu durante a operação.
Com mantos brancos, os 11 meninos e seu técnico, Ekapol Chanthawong, chegaram ao templo Wat Phra That Doi Tung, localizado em Chiang Rai, província do norte da Tailândia, em um dia de chuva leve e neblina. O 12º integrante do time, Adul Sam-on, de 14 anos, não foi ordenado por ser cristão.
Eles ouviram cânticos budistas e depois receberam mantos cor de açafrão durante uma cerimônia de grande comoção. Um dia antes, suas cabeças foram raspadas, nos preparativos para se tornarem aprendizes de monges.
"Suas vidas mudarão agora", disse Manit Prakobkit, autoridade de um grupo regional cultural à imprensa local. "Esta experiência os ajudará a valorizar seus pais e lhes dar uma ideia do Dhamma".


Treinador e meninos resgatados em caverna são ordenados em templo budista - PANUMAS SANGUANWONG / AFP

Na quarta-feira, no templo, os meninos ajudaram uns aos outros a vestir os novos mantos em uma cerimônia assistida por seus familiares e pela esposa de Samarn, Valeepoan Kunan.

Menino da caverna em cerimônia como aprendiz de monge - Panumas Sanguanwong/THAI NEWS PIX e AFP PHOTO

A cerimônia terminou com os visitantes e fiéis usando guarda-chuvas para pegar pacotes de moedas atiradas ao ar, um costume que significa que os aprendizes abdicaram das riquezas terrenas.
O grupo agora passará por nove dias de "limpeza espiritual" em outro templo budista, concentrados nos ensinamentos e preceitos da religião, a principal do país.


Cerimônia de ordenação teve homenagem a mergulhador morto em resgate - PANUMAS SANGUANWONG / AFP


A estadia integra uma promessa feita por seus parentes no caso de os meninos voltarem sãos e salvos, além de uma homenagem ao mergulhador Samarn Kunan, de 38 anos, a única vítima fatal da operação de salvamento do grupo.
A operação de resgate internacional terminou com sucesso em 10 de julho, quando o último membro do grupo foi retirado da caverna inundada de Tham Luang, em Chiang Rai.
Os meninos e Ekapol entraram no complexo de cavernas no dia 23 de junho para explorá-las quando ficaram presos. Eles sobreviveram durante nove dias graças à água que pingava de rochas até mergulhadores os encontrarem em uma barragem enlameada.





Comentários