OS 5 TREINAMENTOS DA MENTE PLENA

Resultado de imagem para Thich Nhat Hanh
Os 5 Treinamentos da Mente Plena

Por Thich Nhat Hanh
Primeiro treinamento da mente
Consciente do sofrimento causado pela destruição de tudo o que seja vivente, comprometo-me a cultivar a compaixão e a aprender a proteger as vidas de pessoas, animais, plantas e minerais. Estou decidido a não matar, a não permitir que matem e a não aderir a qualquer forma de destruição de vida no mundo, na minha forma de pensar e no meu modo de vida.
Segundo treinamento da mente
Consciente do sofrimento causado pela exploração, a injustiça social, o roubo e a opressão, comprometo-me a cultivar a bondade amorosa e a aprender a trabalhar pelo bem estar de pessoas, animais, plantas e minerais. Praticarei a generosidade partilhando o meu tempo, energia e recursos materiais com quem necessite. Estou decidido a não roubar e a não ter em minha posse aquilo que pertença a outros. Respeitarei o patrimônio dos demais e não permitirei que se aproveitem do sofrimento humano ou do de outras espécies do Planeta.
Terceiro treinamento da mente
Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, comprometo-me a cultivar a responsabilidade e a aprender a proteger e garantir a integridade de pessoas, casais, famílias e sociedade. Estou decidido a não ter relações sexuais sem que haja amor e sincero compromisso. Para preservar a minha felicidade e a dos demais, comprometo-me a respeitar tanto os meus compromissos quanto os dos demais. Envidarei todos os meus esforços para proteger crianças de abusos sexuais e para impedir a separação de casais e famílias devido à má conduta sexual.
Quarto treinamento da mente
Consciente do sofrimento causado pela palavra leviana e a incapacidade de escuta, comprometo-me a cultivar a palavra amorosa e a escuta profunda para trazer alegria e felicidade aos demais aliviando seus sofrimentos. Ciente de que as palavras tanto criam felicidade quando sofrimento, estou decidido a dizer a verdade usando palavras que inspirem confiança, alegria e esperança. Não divulgarei informação sem me assegurar da sua veracidade e não criticarei nem condenarei sem ter certeza. Evitarei palavras que possam causar divisão ou discórdia, fragmentar famílias ou comunidades. Farei tudo ao meu alcance para reconciliar e resolver todos os conflitos, por menores que sejam.
Quinto treinamento da mente
Consciente do sofrimento causado pelo consumo leviano, comprometo-me a cultivar saúde física e mental para mim, minha família e a sociedade, praticando a plena atenção enquanto me alimento, bebo, me informo, ou adquiro bens de consumo. Ingerirei apenas itens que preservam a paz, o bem estar e a alegria no meu corpo e consciência e no corpo e consciência da minha família e sociedade. Estou decidido a não consumir álcool ou outros tóxicos ou de ingerir alimentos ou adquirir bens de consumo e informações que contenham toxinas tais como alguns programas de televisão, revistas, livros, filmes e temas de conversação. Estou ciente de que, permitindo que tais venenos causem danos ao meu corpo ou consciência, estaria traindo meus antepassados, parentes, a sociedade em que vivo e as gerações futuras. Envidarei todos os esforços na transformação da violência, medo, raiva e confusão em mim e na sociedade adotando uma dieta e hábitos de consumo salutares para mim e para a sociedade, vitais para a minha transformação e a para transformação da sociedade.
Imagem relacionada
Fonte:https://budismopetropolis.wordpress.com/2015/01/22/os-5-treinamentos-da-mente/
Imagem relacionada

Comentários