PARA UMA PESSOA BONITA - BELO E PROFUNDO LIVRO DA MONJA ZEN SHUNDO AOYAMA RÔSHI

foto_livro_maior


Para uma pessoa bonita

Autora: Rôshi,Shundo Aoyama

-Editora Palas Athena

O livro se propõe a ser uma espécie de manual sobre a maneira como a beleza verdadeira se revela naqueles que são capazes de manter o coração puro e dedicado. Nesta coleção de ensaios, Shundo Aoyama Rôshi, mestra Zen-Budista, escreve de modo simples, porém com profundidade, abrindo o portal da compaixão e da sabedoria e revelando experiências pessoais em sua caminhada rumo à iluminação. Combina vivências de inter-religiosidade com seu vasto conhecimento de textos sagrados budistas e uma vida dedicada às práticas meditativas, tornando acessível a todos a filosofia do Zen.


Este livro é quase um manual sobre a maneira como podemos nos tornar realmente belos. Não aquela beleza efêmera que os anos podem desfazer, mas a beleza profunda e verdadeira, que se revela naqueles que são capazes de manter o coração puro e dedicado ao cuidarem ternamente de todos os seres. Uma pessoa bonita é aquela que sabe reconhecer, em cada instância da vida, o Caminho Iluminado. Nesta coleção a autora escreve com simplicidade e profundidade, abrindo o portal da compaixão e da sabedoria e revelando experiências pessoais em sua caminhada à Iluminação. Combina vivências de inter-religiosidade.

Autora
Shundo Aoyama Rôshi tornou-se monja aos 15 anos e entrou para Aichi Senmon Nisodo (Mosteiro Especializado na Formação de Monjas Budistas de Aichi), em Nagoia. Cursou a Universidade de Komazawa, em Tóquio, tendo se graduado com mérito em Estudos Budistas. Fez pós-graduação em Estudos Budistas na mesma Universidade e no Instituto de Pesquisa e Divulgação do Budismo Soto Zen. É a responsável pelo Templo Muryo em Nagano e Conselheira do Mosteiro Sede de Sojiji. Desde 1984 tem visitado centros de prática Zen Budista na América do Norte, orientando os grupos de Zazen. 
 
 
Para uma pessoa bonitaA Comunidade Zen Budista 
lançou o livro
PARA UMA PESSOA BONITA - Contos de uma Mestra Zen
de Shundo Aoyama Rôshi.
Abadessa do Mosteiro de Formação de Monjas de Nagoya, Japão, onde a Monja Coen praticou durante oito anos, Shundo Aoyama Rôshi escreve com simplicidade e profundidade, revelando experiências pessoais de sua caminhada, abrindo o portal da compaixão e da sabedoria.
Nesta coleção de ensaios, Shundo Aoyama, Mestra Zen budista, combina vivências de inter-religiosidade com seu vasto conhecimento de textos sagrados budistas e uma vida dedicada às práticas meditativas, tornando acessível a todos a beleza do Zen.
Para uma Pessoa Bonita é quase um manual sobre a maneira como podemos nos tornar realmente belos. Não aquela beleza efêmera que os anos podem desfazer, mas a beleza profunda e verdadeira, que se revela naqueles que são capazes de manter o coração puro e dedicado a cuidar ternamente de todos os seres. Uma pessoa bonita é aquela que sabe reconhecer, em cada instância da vida, o Caminho Iluminado.

 
Comentários sobre o livro

Cara Monja Coen, poesia e alegria.
Estou me sentindo mais bonito após ter frequentado o salão de beleza espiritual de Shundo Aoyama Rôshi.
Tirei um grande peso de excessos desnecessários. A maquiagem do céu tornou meu rosto mais belo para os idos de 2003. Certamente neste ano (vou completar 50 anos no dia 02 de março) minha imagem ficará mais tranquila frente ao espelho. É uma grande descoberta descobrir-se o que todos nós intuíamos: ficamos mais belos a partir da expressão da bondade e da justiça.
Espero navegar infinitamente nestas águas. Obrigado pelo barco e as possibilidades de infinito. Um grande ano novo com espírito novo.
Em Jesus e Buda, seu,
Luís Augusto Cassas.
*   *   *   *   *
Coen Sensei
Recebi de presente do Hinden-san um exemplar do livro da Abadessa - Para uma Pessoa Bonita.
Inicialmente fiquei impressionado (o que demonstra minha imaturidade emocional) com a qualidade da capa, da impressão e do acabamento.
Quando comecei a ler, fiquei deslumbrado, somente o prólogo (ouvir a voz do vale) já li umas 5 vezes. A Abadessa me fez chorar com sua sutileza, seu encantamento pela vida, sua maneira simples e sincera de expressar o que lhe vai n'alma.
O prólogo por sí só já vale a compra do livro, pois ele expressa todo o Dharma em suas linhas poeticamente escritas, nunca li em nenhum livro, num texto tão pequeno, um autor que conseguisse expressar algo tão difícil de maneira tão fácil. Passei a compreender melhor o Dharma depois que comecei a ler o livro.
Não sei porque, mas lendo certas passagens, certos trechos, certas frases, parece que estou ouvindo a senhora falar. Não tenho a menor dúvida de que a senhora colocou um pouco (ou muito) de sí neste livro.
Esse livro tinha que ser traduzido, precisavamos dele, eu precisava dele para poder enxergar o que sempre esteve diante do meu rosto. A prática zen não é algo que se deva fazer somente dentro do zendo, é uma forma de vida correta e eficaz, não somentre para nós próprios, mas para todos os seres. Não é algo que exija sacrifícios, é uma forma simples e eficiente de viver, porém com beleza e encanto.
O livro põe a tona as boas lembranças, a nostalgia dos tempos de criança, quando tudo era mais fácil e mais bonito, quando era só deslumbramento. A sua leitura me fez repensar a prática. Agora pretendo praticar ainda mais.
Também não quero mostrar no rosto marcas feias e sim a felicidade de viver.
Parabéns.
PS: Foi muito legal de sua parte fazer menção no livro acerca da colaboração do Hinden-san ele ficou muito emocionado, nunca ninguém agradeceu a ele o que vem fazendo durante tantos anos.
Espero poder ser um representante digno dessa linhagem tão refinada.
gasshô

Getulio Taigen
 

Comentários