Pular para o conteúdo principal

O BUDISMO, A MENTE, O BRASIL E O MUNDO - ENTREVISTA COM B.ALAN WALLACE,PhD


O BUDISMO, A MENTE, O BRASIL E O MUNDO


“Devemos fazer tudo para alcançar o equilíbrio”
O professor B. Alan Wallace, PhD, é um grande erudito e um dos mais prolíficos escritores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente. A seguir, uma entrevista, onde Alan Wallace fala sobre os estudos da mente na atualidade. Entrevista de Alessandra Cavalheiro. Tradução: Cerys Tramontini, antes da visita do professor a Florianópolis, em fevereiro de 2016. Foto Luiz Bettoni, Templo Caminho do Meio, Viamão-RS, CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatvas.
“Precisamos urgentemente de uma alternativa para o nosso atual modo materialista de ver a existência humana e a realidade como um todo,juntamente com sua ênfase no hedonismo e no consumismo, pois o próprio destino da civilização humana e o equilíbrio do ecossistema dependem da nossa re-concepção do significado da ‘boa vida’.”
ENTREVISTA

1 – Sabemos que você veio para Florianópolis convidado pelo Instituto Paz e Mente, que fundou o primeiro programa de pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz no Brasil, com base no equilíbrio emocional.Como você vê este programa e qual a sua importância para a sociedade brasileira?
A civilização moderna está enfrentando muitos desafios sem precedentes e, a fim de darmos conta dessa situação, temos de fazer tudo o que pudermos para alcançar níveis ideais de equilíbrio mental e bem-estar interior, tanto para nós como para nossos filhos. O Instituto Paz e Mente é dedicado a fazer todo o possível a este respeito, para preparar as pessoas para um modo de vida em que todos nós possamos ser agentes de paz e reconciliação em um mundo em que há tanto conflito e miséria. Portanto, este é verdadeiramente um grande serviço ao povo do Brasil e do mundo em geral.
2. Como têm sido os avanços dos estudos da mente nos últimos anos, dentro das universidades?
Embora alguns avanços tenham sido feitos nos últimos 135 anos, sobre o estudo científico da mente, ele tem sido bastante limitado pelas restrições ideológicas e metodológicas do materialismo científico. De acordo com essa forma reducionista de lidar com a mente, a abordagem radicalmente empírica de Galileu e Darwin (de observar cuidadosamente os fenômenos que buscam compreender) tem sido suprimida pela insistência dogmática de que a mente seja estudada apenas indiretamente, através de seus correlatos neurais e expressões comportamentais. Enquanto a física passou por duas revoluções nos últimos 400 anos e a biologia conquistou uma grande revolução, o dogma do materialismo científico atrapalhou a realização de uma verdadeira revolução nas ciências da mente. Para romper essa barreira ideológica, métodos devem ser introduzidos na psicologia, para aperfeiçoar as nossas habilidades de atenção e de introspecção, de modo que os processos mentais e estados de consciência possam ser observados diretamente, e com um alto grau de sofisticação, e as descobertas replicáveis possam ser feitas. Pressupostos reducionistas podem ser desafios.
3 – Como você vê a evolução de práticas contemplativas no Brasil, em nosso país, que é considerado o país do Carnaval?
Durante minhas muitas visitas ao Brasil ao longo dos últimos dez anos, tenho o prazer de ver o grau de abertura para práticas contemplativas, tanto no público em geral quanto no meio acadêmico. Este é um dos mais diversos países que visitei, com muitos grupos étnicos e crenças, e isso tem sido útil na prevenção de qualquer ideologia de dominação, que suprimiria todas as outras.
4 – Como esta ciência contemplativa, que vem dos Himalaias, pode ajudar a nossa sociedade a tornar-se mais pacífica? Quais são as contribuições que esta ciência pode oferecer para as sociedades ocidentais?
Na verdade, a ciência contemplativa ministrada no Instituto Paz e Mente tem suas raízes em múltiplas culturas de toda a Ásia, não apenas nas regiões nômades dos Himalaias. Assim, as pessoas que praticam essa ciência contemplativa incluem pessoas da cidade, agricultores, comerciantes e nômades. Estas culturas tradicionais valorizam o bem-estar e a paz interior juntamente com prosperidade exterior, de modo que eles não repousaram seu foco unicamente em aquisição e consumo desenfreados. Precisamos urgentemente de uma alternativa para o nosso atual modo materialista de ver a existência humana e a realidade como um todo, juntamente com sua ênfase no hedonismo e no consumismo, pois o próprio destino da civilização humana e o equilíbrio do ecossistema dependem da nossa re-concepção do significado de “boa vida”. Neste sentido, as culturas mais tradicionais têm muito a nos ensinar sobre desenvolver contentamento, harmonia e paz com o resto do mundo.
5. Muitos de nós compreendemos o budismo como religião. Eu lhe pergunto: o que é o budismo? É uma religião ou não?
As categorias de religião, filosofia e ciência são construções eurocêntricas que se aplicam bem ao Judaísmo, Cristianismo e Islamismo como religiões, Platão, Spinoza, Kant como filósofos, e à física, biologia e psicologia como ciências.Mas as tradições como o budismo, que originou e se desenvolveu fora da influência da civilização eurocêntrica, não são facilmente classificados dentro deste quadro ocidental. O budismo tem elementos religiosos, filosóficos e científicos, mas também tem elementos únicos que não são encontrados em qualquer lugar na civilização ocidental. Estes elementos, incluindo uma rica herança sobre a investigação contemplativa, devem ser examinados com muito cuidado, pois eles podem contribuir grandemente para a civilização humana, neste momento de grande necessidade que estamos passando.
6. Sua Santidade Dalai Lama mencionou em uma entrevista que o budismo não é uma religião. Ele diz que o budismo pode ser uma ciência da mente e que as pessoas não precisam ser budistas para praticar a ciência da mente. O que você pensa sobre isso? Como pode esta ciência ser colocada em nosso dia a dia?
Budismo certamente inclui uma ciência da mente, e pode ser praticado por qualquer pessoa com uma mente aberta que queira explorar a natureza e os potenciais da mente e maneiras de conseguir um estado excepcional de saúde mental, equilíbrio e bem-estar. Muitas das teorias e métodos do budismo são acessíveis a pessoas de todas as crenças religiosas e para as pessoas seculares, porque não exigem a adesão a qualquer sistema de crença, mas sim encorajar-nos a explorar nossas mentes e a realidade em geral, com uma mente aberta.
Fonte:https://budismopetropolis.wordpress.com/2016/07/27/o-budismo-a-mente-o-brasil-e-o-mundo/ 

Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO Como a maioria das religiões e filosofias mundiais, o Budismo de acordo com a sua evolução histórica dividiu-se em diversos grupos e segmentos que diferenciam entre si em algumas doutrinas e visões do budismo. Não conseguiremos aqui distinguir todos os ramos do budismo que existem ou já existiram, mas analisaremos aqueles de maior relevância histórica. Escola TheravadaO Budismo Theravada; quer dizer literalmente, "o ensino dos anciões", ou "o antigo ensino" é considerada a mais antiga escola de Budismo ainda existente. Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Birmânia e Tailândia; atualmente, o número de budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes, o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente. Escola MahayanaA Escola Mahayana (nome que quer dizer "grande veículo") é atualmente a maior das duas principais tradições do Budismo existentes h…