OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO


Resultado de imagem para Dharma-chakra-mudra

Os Mudras no Budismo 


Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.


Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com seus gestos simbólicos e atributos propiciaram o estado de espírito próprio da meditação e criaram uma profunda atmosfera de crença.
(Ingrid Ramm-Bonwitt, Mudras)

No budismo Esotérico (Vajrayana), os mudras possuem uma função especial: fazer oferendas ou criar uma conexão do praticante com o buda que é invocado pela repetição dos mantras. 
Dharma-chakra-mudra
O gesto da roda do Dharma; ambas as mãos fazendo o gesto anterior. Este gesto é associado ao ensinamento de buddha Shakyamuni, ao futuro buddha Maitreya e, às vezes, é utilizado em representações do dhyani-buddha Vairochana.Este gesto também é usado para representar o terceiro buda, Vishvabhu, que atingiu a iluminação sob uma árvore sala.
Dhyana-mudra
O gesto da meditação; mão direita sobre a esquerda, com as pontas dos polegares se tocando. Associado à meditação do buda Shakyamuni sob a figueira de bodhi. Também é o gesto do dhyani-buddha Amitabha.

Bhumi-sparsha-mudra
O gesto de tocar a terra; as pontas dos dedos da mão direita tocam o chão. Associado à firmeza inabalável do buddha Shakyamuni que, logo após atingir a iluminação, invocou a terra como testemunha de sua iluminação.Também é o gesto do dhyani-buddha Akshobhya. Vipashyin, o primeiro buda, que atingiu a iluminação sob uma árvore patali, é representado fazendo este gesto com as duas mãos.

Vitarka-mudra
O gesto da explicação; as pontas dos dedos polegar e indicador da mão direita ficam se tocando. Em uma variante, a mão direita faz o Abhaya-mudra e a mão faz o Varada-mudra. Associado às explicações do buda Shakyamuni e ao dhyani-buddha Vairochana.Shikin, o segundo buddha, que atingiu a iluminação sob um lótus branco, aparece fazendo este gesto com a mão direita; com a esquerda no colo, ele toca os dedos polegar e médio. Kanakamuni, o quinto buddha, que atingiu a ilumonação sob uma árvore udumbara, é representado fazendo este gesto com a mão direta; sua mão esquerda repousa sobre o colo, fazendo o avakasha-mudra, o gesto do ócio.

Namaskara-mudra

O Namaskara mudra é o gesto de oração. É também conhecido como o gesto de saudações, devoção e adoração. As mãos são mantidas perto do peito. As palmas e os dedos são pressionados juntos e apontados para cima. Namaskara mudra é feito quando diz "Namaste", que significa: "Que a bondade (divina) em mim veja a bondade (divina) em você." Enquanto os ocidentais usam esse gesto para orar, os budistas associam mais a verdadeira natureza de Todas as coisas, além da distinção.

Fonte:http://www.espiritualismouno.com.br/autoconhecimento10/

Comentários

Postar um comentário