Pular para o conteúdo principal

FILME ZEN(2009) : RETRATA A VIDA DO MESTRE DOGEN,UM DOS MAIORES NOMES DO ZEN-BUDISMO,FUNDADOR DA ESCOLA ZEN SOTO NO JAPÃO

Resultado de imagem para FILME ZEN(2009) : RETRATA A VIDA DO MESTRE DOGEN,UM DOS MAIORES NOMES DO ZEN-BUDISMO,FUNDADOR DA ESCOLA ZEN SOTO NO JAPÃO

Zen, o filme que retrata a vida do mestre japonês Dogen, na íntegra agora com legendas em português [VÍDEO]
Resultado de imagem para FILME ZEN(2009) : RETRATA A VIDA DO MESTRE DOGEN,UM DOS MAIORES NOMES DO ZEN-BUDISMO,FUNDADOR DA ESCOLA ZEN SOTO NO JAPÃO

Um dos maiores filósofos e nomes do Zen-Budismo que já existiu, fundador da Escola Zen Soto no Japão, Mestre Dogen (1200-1253) teve sua vida recontada num filme recente intitulado “Zen” (2009), de 2h07min – que segue abaixo, no original falando em japonês e mandarim, com legendas em espanhol. O trailer do filme pode ser visto no site oficial, em www.zen.sh.

Mestre Dogen foi autor, entre outros grandes ensinamentos, do celebrado Shōbōgenzō, ou “Tesouro do Olho do Dharma verdadeiro”, obra com 95 capítulos sobre a prática do zen e da iluminação. A obra possui uma tradução para o português feita pelo monge zen brasileiro Marcos Beltrão, também da escola Soto Zen (pode ser adquirido em versão digital aqui).

O filme remonta várias passagens importantes e conhecidas da vida de Dogen, e ainda que seja notavelmente difícil ter relatos exatos do século XI e também de reinterpretar momentos espiritualmente decisivos como os que Dogen viveu, há diálogos e ensinamentos em toda a obra. A história contém momentos como a morte da mãe de Dogen, logo no início, a alegoria da sua iluminação, as perseguições e o trabalho como mestre budista, entre outras passagens. Quem faz o papel de Dogen é o ator Kantarô Nakamura, desconhecido no Brasil e no cinema ocidental, mas irmão de Nakamura Shichinosuke II, que fez o personagem do imperador no filme “O Último Samurai“.

O filme Zen (2009), que busca remontar a vida de um dos maiores filósofos e mestres do Zen-Budismo, fundador da Escola Zen Soto no Japão, Mestre Dogen (1200-1253), e que já foi divulgado aqui ano passado no original falado em japonês e mandarim mas com as legendas em espanhol, já tem uma versão no YouTube com legendas em português (serviço da sangha Daissen ji, de Florianópolis-SC), e que segue na íntegra mais abaixo (2h6min). Mestre Dogen deixou grandes ensinamentos como o celebrado Sh?b?genz?, ou “Tesouro do Olho do Dharma Verdadeiro”, obra com 95 capítulos sobre a prática do zen e da iluminação (a tradução em português pelo monge Marcos Beltrão, também da escola Soto Zen, pode ser adquirido em versão digital aqui).

Mãe de Dogen – Pergunto-me se é realmente possível chegar ao paraíso.
Dogen – Não sei a resposta. Mas creio que seja inútil querer alcançar o paraíso após a morte.
Mãe – Creio que o único paraíso, que eu jamais encontrei, foi esse tempo aqui, ao seu lado. Aqui e agora é o paraíso.
Dogen – Você está certa, mãe. Temos que criar o paraíso aqui na Terra.
Mãe – Mas se este é o paraíso, porque as pessoas devem lutar contra as doenças, além de sofrê-las, incapazes de escapar à dor da morte? Monju, quero que você encontre uma maneira de superar todo este sofrimento.
~ trecho de “Zen” (2009)


Segue o filme na íntegra abaixo. Com agradecimentos a Lucas Seigaku (tradução), Meihô Genshô (revisão) e Michel Seikan (legendas).





Fonte:http://dharmalog.com/2013/09/24/

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…