6 MANEIRAS EFICAZES PARA VOCÊ COMEÇAR A MEDITAR

mantra-hare-krishna

6 Maneiras eficazes para você começar a meditar

Meditar é uma maneira acessível para centrar-se, e estar no momento presente. Também pode representar um desafio, porque é difícil sentar e se concentrar em fazer apenas uma coisa: NADA.
Mesmo que SÓ por alguns minutos ao dia, a meditação tem efeitos profundos. Os benefícios para a saúde de uma prática regular de meditação são inúmeros, dentre eles, inclui, redução da freqüência cardíaca, diminuição  do estresse geral, noites bem dormidas, clareza mental, bem estar geral (corpo, mente e espírito)
Se você está interessado e não sabe como meditar, tente explorar uma prática de meditação, considere que há diversas maneiras de meditar, mas primeiro encontre um lugar tranquilo e confortável para se acalmar e sentar-se com os olhos fechados, seja no trabalho ou em casa.
Em seguida, experimente as seguintes maneiras de meditar que poderão ajudá-lo a relaxar, dormir melhor, expandir sua capacidade mental e começar a ter lapsos de lucidez que poderá lhe levar em estados inimagináveis.

#1. Contagem 

Contagem decrescente a partir de 100, reiniciando toda vez que você perder o controle. Não se repreenda ou se julgue se perdeu a contagem, simplesmente comece de novo e mantenha a contagem regressiva. Lembre-se, não existe certo ou errado – é tudo equilíbrio!
maneiras-de-meditarFoto 

#2. Foco num Ponto

Concentre-se em um único ponto, lugar, cor, objeto, etc. Permita que sua mente se concentre em uma única imagem. O rosto de seu parceiro. Uma imagem da natureza. Um objeto harmonioso. Observe como isso faz você se sentir. Tente manter o foco durante uns poucos minutos em um único ponto (pode começar marcando num cronômetro 1 minuto e depois ir aumentando)
visualizationFoto 
Esse vídeo da Monja Coen nos ensina a fazer meditação focada num ponto.


3. Mantras

Existem vários mantras indianos, budistas, etc disponíveis na Internet, um por exemplo é o mantra do budismo tibetano OM MANI PADME HUM“ (da lama nasce a flor de lótus, em português). Pode colocar a repetição para ouvi-lo e só acompanhar mentalmente, ou você mesmo soletrá-lo repetidamente de olhos fechados. Esse mantra ser colocado ao dormir, ajuda muito a manter uma noite de sono consistente.
Você também pode criar um mantra pessoal, como : “Eu sou grato por… “ como Buda disse: “Melhor do que mil palavras ocas, é a palavra que traz a paz.” Silenciosamente repita seu mantra e permita que sua mente se concentre nessa única frase. Mude sua frase segundo suas intenções do dia e aumente aos poucos a permanência nessa concentração.
A eficácia dos mantras já é comprovada cientificamente, várias religiões tem como base de meditação a soletração repetitiva de um mantra para atingir estágios avançados de consciência.
mantra-hare-krishnaFoto
Esse vídeo o Giridhari Das nos ensina como fazer a Meditação Mântrica.


4. Respiração quadrada 

Inspire e expire unicamente pelas narinas tentando encher seu corpo todo, quando inspirar imagine o ar subindo partir da ponta dos dedos dos pés até a ponta dos cabelos e quando expirar em direção oposta. Inspire em quatro tempos(1, 2, 3, 4) , Segure o ar por quatro tempos  (1, 2, 3, 4), Expire em quatro tempos (1, 2, 3, 4) e Segure sem ar por 4 tempos (1, 2, 3, 4).  Pode ser sentado ou deitado.
Repita o procedimento entre 2-3 minutos.
meditação para iniciantesFoto

5. Respiração alternada

Feche a narina esquerda com o dedo anular direito. Inspire por quatro tempos (apenas através da narina direita), segure por dois tempos; Feche a narina direita com o polegar direito, e expire por quatro tempos (somente através da narina esquerda).
Repita o procedimento entre 2-3 minutos.
meditação para iniciantesFoto
Este vídeo nos ensina como fazer a respiração alternada

6. Atenção na Respiração

Nao tente controlar a respiração, simplesmente feche os olhos e veja o ritmo de sua respiração, o ar entrando e saindo, simplesmente siga esse movimento. Pode praticar por alguns minutos ou apenas por 1 minuto em qualquer lugar que esteja, feche os olhos e olhe para respiração. Este post que já fizemos nos ensinar como Meditar em 1 minuto. 
maneiras-de-meditar
Eu particularmente gosto de incorporar alguns minutos de meditação em cada uma das minhas aulas de yoga, já guiei meus alunos através de cada uma destas práticas. Após a expiração final, enquanto os estudantes abrem suavemente os olhos e voltam, faço uma pequena pausa para observar seus rostos pacíficos e, os seus sorrisos automáticos.
Introduza a meditação diariamente na sua vida com disciplina e você terá mudanças consistentes em toda sua maneira de viver.
Namastê!

Fonte:http://yogui.co/6-maneiras-eficazes-para-voce-meditar/

Comentários