Pular para o conteúdo principal

6 MANEIRAS EFICAZES PARA VOCÊ COMEÇAR A MEDITAR

mantra-hare-krishna

6 Maneiras eficazes para você começar a meditar

Meditar é uma maneira acessível para centrar-se, e estar no momento presente. Também pode representar um desafio, porque é difícil sentar e se concentrar em fazer apenas uma coisa: NADA.
Mesmo que SÓ por alguns minutos ao dia, a meditação tem efeitos profundos. Os benefícios para a saúde de uma prática regular de meditação são inúmeros, dentre eles, inclui, redução da freqüência cardíaca, diminuição  do estresse geral, noites bem dormidas, clareza mental, bem estar geral (corpo, mente e espírito)
Se você está interessado e não sabe como meditar, tente explorar uma prática de meditação, considere que há diversas maneiras de meditar, mas primeiro encontre um lugar tranquilo e confortável para se acalmar e sentar-se com os olhos fechados, seja no trabalho ou em casa.
Em seguida, experimente as seguintes maneiras de meditar que poderão ajudá-lo a relaxar, dormir melhor, expandir sua capacidade mental e começar a ter lapsos de lucidez que poderá lhe levar em estados inimagináveis.

#1. Contagem 

Contagem decrescente a partir de 100, reiniciando toda vez que você perder o controle. Não se repreenda ou se julgue se perdeu a contagem, simplesmente comece de novo e mantenha a contagem regressiva. Lembre-se, não existe certo ou errado – é tudo equilíbrio!
maneiras-de-meditarFoto 

#2. Foco num Ponto

Concentre-se em um único ponto, lugar, cor, objeto, etc. Permita que sua mente se concentre em uma única imagem. O rosto de seu parceiro. Uma imagem da natureza. Um objeto harmonioso. Observe como isso faz você se sentir. Tente manter o foco durante uns poucos minutos em um único ponto (pode começar marcando num cronômetro 1 minuto e depois ir aumentando)
visualizationFoto 
Esse vídeo da Monja Coen nos ensina a fazer meditação focada num ponto.


3. Mantras

Existem vários mantras indianos, budistas, etc disponíveis na Internet, um por exemplo é o mantra do budismo tibetano OM MANI PADME HUM“ (da lama nasce a flor de lótus, em português). Pode colocar a repetição para ouvi-lo e só acompanhar mentalmente, ou você mesmo soletrá-lo repetidamente de olhos fechados. Esse mantra ser colocado ao dormir, ajuda muito a manter uma noite de sono consistente.
Você também pode criar um mantra pessoal, como : “Eu sou grato por… “ como Buda disse: “Melhor do que mil palavras ocas, é a palavra que traz a paz.” Silenciosamente repita seu mantra e permita que sua mente se concentre nessa única frase. Mude sua frase segundo suas intenções do dia e aumente aos poucos a permanência nessa concentração.
A eficácia dos mantras já é comprovada cientificamente, várias religiões tem como base de meditação a soletração repetitiva de um mantra para atingir estágios avançados de consciência.
mantra-hare-krishnaFoto
Esse vídeo o Giridhari Das nos ensina como fazer a Meditação Mântrica.


4. Respiração quadrada 

Inspire e expire unicamente pelas narinas tentando encher seu corpo todo, quando inspirar imagine o ar subindo partir da ponta dos dedos dos pés até a ponta dos cabelos e quando expirar em direção oposta. Inspire em quatro tempos(1, 2, 3, 4) , Segure o ar por quatro tempos  (1, 2, 3, 4), Expire em quatro tempos (1, 2, 3, 4) e Segure sem ar por 4 tempos (1, 2, 3, 4).  Pode ser sentado ou deitado.
Repita o procedimento entre 2-3 minutos.
meditação para iniciantesFoto

5. Respiração alternada

Feche a narina esquerda com o dedo anular direito. Inspire por quatro tempos (apenas através da narina direita), segure por dois tempos; Feche a narina direita com o polegar direito, e expire por quatro tempos (somente através da narina esquerda).
Repita o procedimento entre 2-3 minutos.
meditação para iniciantesFoto
Este vídeo nos ensina como fazer a respiração alternada

6. Atenção na Respiração

Nao tente controlar a respiração, simplesmente feche os olhos e veja o ritmo de sua respiração, o ar entrando e saindo, simplesmente siga esse movimento. Pode praticar por alguns minutos ou apenas por 1 minuto em qualquer lugar que esteja, feche os olhos e olhe para respiração. Este post que já fizemos nos ensinar como Meditar em 1 minuto. 
maneiras-de-meditar
Eu particularmente gosto de incorporar alguns minutos de meditação em cada uma das minhas aulas de yoga, já guiei meus alunos através de cada uma destas práticas. Após a expiração final, enquanto os estudantes abrem suavemente os olhos e voltam, faço uma pequena pausa para observar seus rostos pacíficos e, os seus sorrisos automáticos.
Introduza a meditação diariamente na sua vida com disciplina e você terá mudanças consistentes em toda sua maneira de viver.
Namastê!

Fonte:http://yogui.co/6-maneiras-eficazes-para-voce-meditar/

Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO Como a maioria das religiões e filosofias mundiais, o Budismo de acordo com a sua evolução histórica dividiu-se em diversos grupos e segmentos que diferenciam entre si em algumas doutrinas e visões do budismo. Não conseguiremos aqui distinguir todos os ramos do budismo que existem ou já existiram, mas analisaremos aqueles de maior relevância histórica. Escola TheravadaO Budismo Theravada; quer dizer literalmente, "o ensino dos anciões", ou "o antigo ensino" é considerada a mais antiga escola de Budismo ainda existente. Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Birmânia e Tailândia; atualmente, o número de budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes, o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente. Escola MahayanaA Escola Mahayana (nome que quer dizer "grande veículo") é atualmente a maior das duas principais tradições do Budismo existentes h…