DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

Imagem relacionada

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

O medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano. 
De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustração política e ansiedade sobre o futuro. 

Refugiados e imigrantes clamam pela oportunidade de viver nestes países seguros e prósperos.
refugiado-sirio-medo-nao-ser-necessario
Um menino sírio chora enquanto se senta na bagagem após a sua chegada a bordo do navio de passageiros Eleftherios Venizelos no porto do Pireu, perto de Atenas, Grécia, 23 de agosto de 2015. Grécia, atormentada em sua pior crise econômica em gerações, foi encontrada em grande parte despreparada para o fluxo maciço de refugiados, principalmente sírios. As chegadas ultrapassaram 160 mil este ano, três vezes mais altas do que em 2014. A crise expôs uma escassez maciça nas instalações disponíveis da Grécia, mas também a discórdia flagrante na União Europeia sobre como lidar com a crise humanitária. REUTERS/Stoyan Nenov – RTX1P9T2
Mas aqueles que já vivem nessas terras prometidas relatam grande inquietação em relação a seu próprio futuro que parece estar na fronteira com a desesperança. Por quê?
Uma pequena dica vem de pesquisas interessantes sobre como as pessoas prosperam. 

Em uma experiência chocante, os pesquisadores descobriram que idosos que não se sentem úteis para os outros tem quase três vezes mais probabilidades de morrerprematuramente em comparação aqueles que se sentem úteis. 

Isso leva a uma verdade humana mais ampla:
Todos nós precisamos ser necessários.

Ser “necessário” não envolve o orgulho egoísta ou o apego insalubre à estima mundana dos outros. 

Pelo contrário, consiste em uma fome humana natural para servir nossos semelhantes homens e mulheres.
idosos-com-netos-medo-nao-ser-necessario

Como os sábios budistas do século XIII ensinavam:
“Se alguém acender um fogo para os outros, também iluminará o próprio caminho”.
Praticamente todas as grandes religiões do mundo ensinam que o trabalho diligente a serviço dos outros é a nossa natureza mais elevada e, portanto, está no centro de uma vida feliz. 

Pesquisas científicas e estudos confirmam princípios compartilhados de nossas crenças. 

Os americanos que priorizam fazer o bem para os outros são quase duas vezes mais propensos a dizer que estão muito felizes com suas vidas. 

Na Alemanha, as pessoas que procuram servir a sociedade são cinco vezes mais prováveis a dizer que estão muito felizes do que aqueles que não vêem o serviço como importante. 

Altruísmo e alegria estão entrelaçados. Quanto mais somos um com o resto da humanidade, melhor nos sentimos.
help-siria-medo-nao-ser-necessario
Isso ajuda a explicar por que a dor e a indignação estão varrendo os países prósperos. 

O problema não é a falta de riqueza material. É o número crescente de pessoas que sentem que não são mais úteis, não são mais necessárias, não são mais UM com suas sociedades.
Na América hoje, em comparação com 50 anos atrás, três vezes mais homens em idade de trabalhar estão completamente fora da força de trabalho. 

Esse padrão está ocorrendo em todo o mundo desenvolvido – e as conseqüências não são meramente econômicas. 

Sentir-se supérfluo é um golpe para o espírito humano. 

Ele leva ao isolamento social e dor emocional, e cria as condições para as emoções negativas enraizarem.

isolamento_social-dalai-lama-medo-nao-ser-necessario
O que nós podemos fazer para ajudar?

A primeira resposta não é sistemática. É pessoal. Todo mundo tem algo valioso para compartilhar. 

Devemos começar cada dia perguntando conscientemente: “O que posso fazer hoje para apreciar os dons que os outros me oferecem?” 

Precisamos nos conscientizar de que a fraternidade global e a unidade com os outros não são apenas idéias abstratas que professamos, mas compromissos pessoais que colocamos conscientemente em prática.
Cada um de nós tem a responsabilidade de tornar isso um hábito

Mas aqueles em posições de responsabilidade têm uma oportunidade especial para expandir a inclusão e construir sociedades que realmente precisam de todos.
Os líderes precisam reconhecer que uma sociedade compassiva deve criar uma riqueza de oportunidades para o trabalho significativo, para que todos que são capazes de contribuir possam fazê-lo. 

Uma sociedade compassiva deve proporcionar às crianças educação e treinamento que enriquecem suas vidas, tanto com maior compreensão ética e com habilidades práticas que possam levar à segurança econômica e paz interior. 

Uma sociedade compassiva deve proteger os vulneráveis, assegurando ao mesmo tempo que essas políticas não prendam essas pessoas em miséria e dependência.
Construir tal sociedade não é uma tarefa fácil. Nenhuma ideologia ou partido políticodetém todas as respostas. 

O pensamento equivocado de todos os lados contribui para a exclusão social, de modo que superá-la levará soluções inovadoras de todos os lados. 

Na verdade, o que nos une em amizade e colaboração não é política compartilhada ou a mesma religião. 

É algo mais simples:  
Uma crença compartilhada na compaixão, na dignidade humana, na utilidade intrínseca de cada pessoa de contribuir positivamente para um mundo melhor e mais significativo. 

Os problemas que enfrentamos atravessam categorias convencionais; Assim deve ser o nosso diálogo e as nossas amizades.
Muitos estão confusos e assustados em ver a raiva e a frustração varrendo como um incêndio várias sociedades que gozam de segurança histórica e prosperidade. 

Mas a sua recusa em contentar-se com a segurança física e material revela algo de bonito:uma fome humana universal em ser necessário. 
Vamos trabalhar juntos para construir uma sociedade que alimente essa fome.
humanidade-medo-nao-ser-necessario
O 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, é o líder espiritual do Tibete e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Arthur C. Brooks é presidente do American Enterprise Institute e um escritor de opinião contribuinte.
Foto1Foto2Foto3Foto4, Fontenytimes.
Foto Capa: nathaniel russell
Fonte:http://yogui.co/dalai-lama-atras-de-nossa-ansiedade-esta-o-medo-de-nao-ser-necessario/
Resultado de imagem para DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

Comentários