AVERSÃO E AGRESSÃO - CHAGDUD TULKU RINPOCHE

Resultado de imagem para CHAGDUD TULKU RINPOCHE

Aversão e Agressão | Chagdud Tulku Rinpoche

Não nos damos conta que, se temos tendência à aversão e à agressão, os inimigos começam a aparecer por todos os lados. Encontramos cada vez menos coisas para gostar nos outros e cada vez mais coisas para odiar. As pessoas começam a evitar-nos e ficamos mais isolados e solitários. Às vezes, furiosos, cuspimos palavras ásperas e ofensivas.
[…] Quando deixa a aversão e a raiva tomarem conta de si, é como se, tendo decidido matar uma pessoa jogando-a num rio, se agarrasse ao pescoço dela, pulasse na água e os dois morressem afogados. Ao destruir o seu inimigo, também se destrói a si mesmo.
É muito melhor dissipar a raiva antes que ela possa conduzir a um conflito maior, respondendo a ela com paciência. Compreender a responsabilidade que temos por aquilo que nos acontece, ajuda a fazer isso. Tratamos a nossa ligação com alguém que percebemos como um inimigo como saí do nada.
[…] Em vez de procurarmos os defeitos dos outros, dirigindo a nossa raiva e aversão contra situações que pensamos estar nos ameaçando, deveríamos lidar com o verdadeiro inimigo.
Esse inimigo, que destrói a nossa felicidade a curto prazo e nos impede, numa perspectiva mais longa, de alcançar a iluminação, é a nossa própria raiva e aversão. Se as vencermos, não haverá mais brigas, pois deixaremos de perceber como inimigos os nossos oponentes — um grande retorno por pouco esforço. Tanto nós quanto eles teremos cada vez menos probabilidades de reincidir em situações que possam levar a um conflito. Todos saem ganhando.
Chagdud Tulku Rinpoche (Tibete, 1930 – Brasil, 2002)
Portões da Prática Budista, I | 3
Fonte:https://portaldobudismo.org/2018/02/08/aversao-e-agressao-chagdud-tulku-rinpoche/

Resultado de imagem para CHAGDUD TULKU RINPOCHE

Comentários