O QUE É O NIRVANA QUE OS BUDISTAS PREGAM ?

O QUE É O NIRVANA ?

É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. "O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria", diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo. A palavra nirvana vem de nibbana, que quer dizer "extinguir, apagar" em páli, uma língua morta parecida com o sânscrito. Dentro do budismo esse conceito pode ser usado em várias situações, como para designar a morte. Costuma-se dizer, por exemplo, que Buda, o fundador da religião, entrou em pari-nirvana, ou na tranqüilidade final, ao deixar sua vida terrena. Os budistas também acreditam que quando uma pessoa chega ao fim do samsara - existência cíclica de renascimentos e sofrimentos a que todos os seres estão sujeitos - ela alcança o nirvana.
Para chegar a esse estado de total paz interior, os praticantes da religião se dedicam à meditação e buscam seguir no dia-a-dia vários ensinamentos que se caracterizam pela correção do modo de vida, como ser ético, paciente e generoso.

Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-nirvana

No Budismo, Nirvana (Sânscrito: निर्वाण; Pāli: निब्बान; Prácrito: णिव्वाण) é o estado de libertação do sofrimento (ou dukkha) segundo o pensamento dos monges shramana (em Pāli, "Nibbāna" significa "sopro", "soprar", ou até "ser assoprado"), é o estado atingido pelos Arahant. De acordo com a concepção budista, o Nirvana seria uma superação do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico.
Siddhartha Gautama, o Buda, ou na maioria das tradições budistas, também conhecido como Supremo Buda (Sammāsambuddha) descreveu o Nirvana como um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade. O Hinduísmo também usa Nirvana como um sinônimo para suas ideias de moksha e fala-se a respeito em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita. Os conceitos hindus e budistas de Nirvana "não devem ser considerados equivalentes".
Com esse estado de liberação, quebra-se a roda do karma, interrompendo o processo de contínuos renascimentos.
No entanto, a meta mais elevada do Budismo não é Nirvana, mas Bodhi.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nirvana

nirvana é a mais alta felicidade, um estado completamente além do sofrimento. Todos aqueles que atingiram algum grau de iluminação desfrutam da paz do nirvana. Aqueles que atingem o nirvana não estão mais sujeitos ao renascimento no samsara — a existência cíclica — porque estão além do ciclo da morte e renascimento. O samsara é condicionado, isto é, surge de causas e condições; já o nirvana é incondicionado, não depende de causas e condições. Por isso, o nirvana não é um lugar, pois transcende o espaço; e o nirvana é eterno, pois transcende o tempo. O nirvana não é a "extinção do ser", mas sim a "extinção do sofrimento".


Buda foi ao inferno. E os demônios ao Nirvana


Dizem que certa feita um Buda foi parar no inferno e que os diabos fizeram de tudo para atentá-lo. Queriam vê-lo infeliz e sofrendo. Não conseguindo foram perguntar a ele: "Como você consegue ficar bem no inferno?". Buda respondeu apenas: "Ah! Aqui é o inferno?" E esses diabinhos ficaram com ele. Mais tarde um chefe diabo veio ver o que estava acontecendo e encontrou todos os diabinhos silenciosamente sentados em meditação, junto ao Buda. Ele conseguira transformar o inferno na Terra Pura. Buda não tentou destruir os demônios, não tentou acabar com o inferno. Apenas manteve a mente quieta e tranqüila. Nirvana é percebermos a transitoriedade de tudo que existe e sermos capazes de tranqüilamente agirmos para transformar as coisas de maneira que o bem seja comum a todos os seres.
Na tradição Soto Zen existem seis mundos ou planos espirituais. São eles: o mundo dos infernos, dos animais, dos espíritos revoltados e briguentos, dos espíritos insaciáveis, dos seres humanos e dos seres celestiais. Esses mundos formam uma roda que gira sem parar. Algumas pessoas pensam que isso se refere a diferentes encarnações, vidas sucessivas, mas no Budismo sabemos que em um mesmo dia, talvez até mesmo apenas em uma hora, podemos passar pelos seis mundos.
Eles seriam a Roda de Samsara, o transmigrar incessante de um mundo a outro. Ora feliz e angelical, ora sofrendo terríveis torturas, ora brigando e reclamando, ora insatisfeita, ora seguindo apenas os instintos animais, ora como humanos entre o ir e vir do saber e não saber.
Mestre Dogen (1200-1253) fundador da tradição Soto Zen no Japão, escreveu que Samsara é Nirvana. Muitos pensam que para entrar no estado de Nirvana, de paz e tranqüilidade sábias, de harmonioso extinguir das paixões e apegos é preciso morrer ou afastar-se do mundo, da família, do trabalho, de suas atividades e relacionamentos, ir morar nas cavernas nos montes remotos.
Mestre Dogen, entretanto, nos diz que a própria roda de samsara é o Nirvana. Se percebermos esse constante transmigrar, não estaremos apenas sofrendo ou regozijando, mas aprendendo, compreendendo, transcendendo, transformando e crescendo. Nirvana não está separado de nossa vida, de nossos relacionamentos, de nosso trabalho, do trânsito, dos problemas e dificuldades. Nirvana é um estado de espírito. É perceber tudo isso e conseguir não entrar em nenhum dos seis mundos. É ficar acima de tudo.

Fonte:http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textos-da-monja-coen/130-buda-foi-ao-inferno-e-os-demonios-ao-nirvana

Para os seguidores do budismo, o nirvana é o último estágio no caminho espiritual do ser humano, quando acontece sua suprema libertação. “Buda diz que libertação é um estado de paz interior permanente, alcançado quando abandonamos sentimentos negativos, como raiva, apego e ignorância. Paz é sinônimo de felicidade e todos nós queremos ser felizes e nos livrar do sofrimento”, afirma a monja Kelsang Pälsang, professora do Centro Budista Mahabodhi e diretora nacional do budismo kadampa no Brasil. A palavra nirvana vem do sânscrito e pode ser entendida como “extinção do sofrimento”. Também pode ser compreendida como um estado mental que aniquila a personalidade. O ser humano deixa de existir como tal para ter uma existência divina. Segundo o budismo, quando isso ocorre, o ciclo de morte e renascimento cessa. Os budistas acreditam que o nirvana pode ser alcançado pela meditação e pela prática do “caminho do meio”, que inclui oito passos: a compreensão correta (não existe um “eu” individual), a atitude correta (boa vontade), a fala correta (honestidade), a ação correta (não-violência), o modo de vida correto (não impor sofrimento aos outros), o esforço correto (concentrar-se em ações nobres), a atenção correta (máxima percepção do presente) e a concentração correta (ter a mente tranquila).

Fonte:http://mdemulher.abril.com.br/blogs/100-respostas/vida-simples/o-que-e-nirvana/

O que é Nirvana:

No Budismo, o significado de Nirvana é o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por “cessação do sofrimento”.

É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião.
Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas. Também se emprega com o sentido de aniquilamento de certos traços negativos da própria personalidade, porque a pessoa consegue se livrar de tormentos como orgulho, ódio, inveja ou egoísmo, sentimentos que afligem o ser humano impedindo-o de viver em paz.
Dentro do mundo budista, Nirvana é o nome do maior (e mais puro) estado de espírito que um homem poderia chegar. É uma consciência singular de que, uma vez atingido, permite que o espírito seja consciente de sua unidade com todo o resto. Essa consciência também reconhece que a separação de conceitos singulares - como certo e errado, você e outros, vida e morte - é ilusória.
O primeiro ser humano a atingir o Nirvana era príncipe, Siddhartha Gautama (o Buda de nossos tempos), que viveu cerca de 563 aC a 483 aC. Depois de um longo e árduo caminho de auto-conhecimento e de abdicação, ele iniciou os ensinamentos que iria mais tarde tornar a base do budismo. Agora, a pergunta é: se o Nirvana é uma consciência tão singular que um monte de gente passa toda a sua vida para o atingir, é possível explicar como chegar ao Nirvana? É um trabalho árduo, sem dúvida, mas uma vez que Buda atingiu o Nirvana, ele explicou alguns fatos simples que este artigo irá relembrar. A seguir são listados os passos que o próprio Buda nos deixou. Lembre-se, contudo, que a viagem se constrói todos os dias em todas as nossas ações, a partir do momento em que dizemos bom dia até a hora de se deitar novamente para dormir.

O que é o Nirvana, a “liberdade de todas as visões e todo sofrimento”, por Thich Nhat Hanh (VÍDEO)

Não é fácil explicar o Nirvana, o “estado de estar livre de todo sofrimento”, o venerado (e perseguido) estado de Buddha, mas o monge budista vietnamitaThich Nhat Hanh (Caminhos Para a Paz Interior, Cultivando a Mente do Amor) parece tornar a tarefa mais simples e compreensível. Neste vídeo “What Is Nirvana?” (O que é o Nirvana?, com legendas em português, 6min32seg), Thich Nhat Hanh concentra a definição de Nirvana como liberdade das visões e percepções incorretas, ou, mais radicalmente, a liberdade de todas as visões – “pois no Budismo todas as visões são incorretas”. Citando o cientista Lavoisier e falando sobre a impermanência usando as nuvens, a chuva, a neve e o gelo, Thich Nhat Hanh explica a causa do medo, da violência e do ódio, e como o Nirvana não é um conceito distante, mas o caminho para a perfeita felicidade.
Para ativar as legendas em português, clique em “Select Language” (abaixo do vídeo). Caso o vídeo não apareça, tente atualizar esta página ou use este link alternativo.

O QUE É O NIRVANA QUE OS BUDISTAS PREGAM?







Para os seguidores do budismo, o nirvana é o último estágio no caminho espiritual do ser humano, quando acontece sua suprema libertação. “Buda diz que libertação é um estado de paz interior permanente, alcançado quando abandonamos sentimentos negativos, como raiva, apego e ignorância. É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião. segundo o pensamento dos monges shramana (em Pāli, "Nibbāna" significa "sopro", "soprar", ou até "ser assoprado"), é o estado atingido pelos Arahant. De acordo com a concepção budista, o Nirvana seria uma superação do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico. Siddhartha Gautama, o Buda, ou na maioria das tradições budistas, também conhecido como Supremo Buda (Sammāsambuddha) descreveu o Nirvana como um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade. O Hinduísmo também usa Nirvana como um sinônimo para suas idéias de moksha e fala-se a respeito em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita. Os conceitos hindus e budistas de Nirvana "não devem ser considerados equivalentes". Ao atingir o nirvana, é possível escapar da samsara, o ciclo de reencarnação que é característica tanto do hinduísmo como do budismo. Em cada vida, uma alma é punida ou recompensada baseando-se em suas ações passadas, ou carma, feitas na vida atual e em vidas passadas (que também inclui vidas que vivemos como animais). É importante perceber que a lei do carma não ocorre devido ao julgamento de um deus sobre o comportamento da pessoa; na verdade, é algo mais parecido com as leis do movimento de Newton: cada ação tem uma reação de mesma intensidade e no sentido oposto. Acontece automaticamente, por si só.

Fontes de pesquisa:
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.significados.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://budismojapones.webnode.com.br
http://pessoas.hsw.uol.com.br

Fonte:http://www.variedades1.com/2012/08/

Comentários