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MONASTÉRIO DE GANDEN – TIBET - ESPIRITUALIDADE EM ALTA


MONASTÉRIO DE GANDEN – TIBET

Localizado na montanha de Wangbur , na margem sul do rio Lhasa , a 47 km da cidade de Lhasa . Ganden é  um dos mais antigos e maiores mosteiros  budistas do Tibet, da linhagem de Gelupa- um ramo do budismo tibetano.

Dentro da tradição do budismo tibetano Gelupa,  existiam  cinco principais  Monastérios, dos quais os três mais  conhecidos eram chamados os ” Três lugares” e o Monastério de Ganden era o principal deles
Um dos salões (hall) do Monastério
 Sua importância como patrimônio artístico, político e cultural, além de ser uma relíquia religiosa  o levou a que fosse tombado pelo Patrimônio Cultural Nacional e agora é oficialmente reconhecido como sendo um dos “Três Grandes Templos”, juntamente com o Mosteiro Sera e do Monastério Drepung .
Uma das relíquias - Stupa de Ouro
  No início do século 20, antes da ocupação chinesa, estes três mosteiros  eram habitados por milhares de monges e funcionavam como grandes universidades monásticas. Só o Monastério de  Ganden tinha  cerca de 6.000 monges.
Os famosos "debates" entre os monges, nos pátios do Monastério
 Depois da invasão do Tibet pela China, em 1950/51 grande parte das construções do complexo do Monastério foi destruída. A partir dos anos 80,  foi sendo  reconstruído e aos poucos   reocupado.
O portão de entrada
Entretanto, a situação dos mosteiros no Tibet atualmente,  tem  uma  aparência enganosa, pois os chineses estão mais interessados em atrair turistas estrangeiros para visitar os mosteiros tibetanos que em liberdade religiosa. Os chineses se utilizam dos  monges transformando-os em  uma espécie de guia turístico, em vez de pessoas que tentam praticar a sua religião a sério.
A Arte Sagrada - Thangka
Por essa razão, até hoje, os tibetanos ainda estão fugindo para a Índia (Dhahamsala), na esperança de participar  verdadeiramente de  uma comunidade monástica.
 O complexo do  templo é composto por mais de 50 construções,  possui dois Zhacang , locais de oração  – Xaze e Jamzem . Ambos com uma área de cerca de 1.200  metros quadrados , com capacidade de mais de 1500 pessoas orando.  Os salões principais do templo são : Coqen Hall , Zhacangs, Khangtsens e Mycinos.
Festival
Todos os anos, um dos mais importantes festivais  budistas  é realizado no mosteiro, atraindo milhares de visitantes e discípulos.
Coqen Hall está localizado na parte norte do complexo e serve como sala de reunião principal. Tem três níveis, 43,8 metros de largura e 44,7 metros de comprimento.
O Sutra Hall passa pelo meio do primeiro andar, através dos três  Salões Buddha ramificados  a partir dele. O Sutra Hall é tão grande que ele pode abrigar  mais de 3.000 lamas. Dentro dos Salões de Buddha existem estátuas de Buda Maitreya e do mestre   Tsongo Khapa, o iniciador de Gelugpa.
 A oeste de Coqen Hall , no corredor principal estão localizados o Guardian budista, Sala Mandala, e outros complexos. Foi construído durante o século XV, 1409-1416. Há também  diversos “ Khangtsens Myicuns” áreas que servem como habitação  dos monges .
Rodas de Orações Budista
Os pátios são  usados como locais para rezar os sutras todos os dias, bem como para realizar Cerimônias de Convocação ao longo das quatro estações do ano e para debates religiosos entre os monges.
A bela paisagem da região onde se localiza o Monastério
 Além das  95  Stupas, o mosteiro também abriga raras e bem conservadas relíquias culturais, tais como a armadura da Dinastia Qing (1644-1911). Esta armadura é cravejada com pedras preciosas e gravada em quatro tipos de personagens. Há também tapeçarias requintadas da província de Jaiangsu, o sutra escrito em ouro e um conjunto de thangka (arte sacra tibetana) pintado com dezesseis anjos e os quatro Reis Celestiais.
 Um pouco da História do Monastério
 Profetizado por Buda , aproximadamente cerca de 2.000 anos antes de seu nascimento,  Tsongkhapa (1357-1419) foi uma criança prodígio, que passou a estabelecer e inspirar a seita mais poderosa do Tibete monástico.
Mandala
Mandala
Insatisfeito com a disciplina desvirtuada – intelectual, religiosa e monástica – dos monges, ele reuniu seus discípulos e seguidores e fundou uma ordem nova. A seita Gelug que restabelecia a austeridade da vida monástica e destacava a primazia do estudo filosófico dentro dela. Dessa forma foi fundado o Monastério de Ganden , localizado perto de Lhasa , no Tibet, de Tsongkhapa em 1409 como o principal e primeiro mosteiro Gelug.
 
O entusiasmo e a devoção  do grande Tsongkhapa pode ser percebido no nome que escolheu para denominar o  mosteiro. “Ganden”, nome tibetano que significa “o paraíso do Buda do Futuro”. De acordo com escrituras, a chegada deste Buda anuncia o fim dos sofrimentos do mundo. Esse nome sugeria, portanto, o desejo que o Mosteiro de Ganden se tornasse um caminho para a salvação do mundo.
 Tsongkhapa, como o primeiro abade do Mosteiro de Ganden, foi nomeado chefe da seita Gelug. Uma característica interessante desta sucessão é que ao contrário da sucessão do Dalai Lama, que acontece de acordo com o princípio da reencarnação, a posição de Ganden Tripa é eletiva. Como resultado, o Ganden Tripa tem sido tradicionalmente um forte candidato para o cargo de regente dentro do governo tibetano, quando às vezes o Dalai Lama estava em sua minoria, ou ausente.
 Uma visita ao Mosteiro de Ganden é incompleta sem uma  rota de peregrinação a pé com cerca de uma hora de duração, onde os visitantes se transportam no tempo.                                                  
Sua Santidade, líder maior do Monastério
Foi criada uma Fundação – Dhonden ,  para ajudar a levantar fundos para apoiar o sistema educacional que era realizado pelos monastérios.
A Fundação tem como objetivo principal ensinar as  crianças a compreender a riqueza do conhecimento budista . Isto é importante também para os países ocidentais, onde há,  bastante procura e desejo de ensinamentos budistas hoje em dia.
 No Tibet de hoje  não há mais um sistema  de educação  para  oferecer um estudo de qualidade da filosofia budista em  alto nível. A monges que vivem no Tibet hoje estão impedidos de  estudar ao nível que deveriam ter direito , para  compreender a filosofia e os ensinamentos, e como tal, estarem em uma posição para passar esses conhecimentos a outros , dando continuidade a tradição.
Hoje isso é impossível no Tibet. Os refugiados ficaram assim com uma grande responsabilidade. Estudar  profundamente os ensinamentos budistas e desenvolver seus conhecimentos para , se algum dia puderem voltar ao seu país , terem condições de  instruir e ensinar aqueles que lá permaneceram.
Esse é o nosso objetivo e também o objetivo da fundação Dhonden , dizem os líderes no exílio.
 LIBERDADE PARA O TIBET

Fonte:http://viagensculturais.wordpress.com/

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