Pular para o conteúdo principal

MATTHIEU RICARD: "CRIAR UMA CASA TRANQUILA, A SOPRAR EXTERNAMENTE E INTERNAMENTE"

Festival de danças sagradas - Mosteiro de Shechen, leste do Tibete em 2007MATTHIEU RICARD: "CRIAR UMA CASA TRANQUILA, A SOPRAR EXTERNAMENTE E INTERNAMENTE"

"Idealmente, nós podemos praticar a meditação em todos os lugares, em todas as circunstâncias, em todos os lugares"

Autor, cientista, fotógrafo e monge budista estabelecida no Nepal, Matthieu Ricard foi visitar Paris em 27 de abril para apresentar o seu mais recente livro, Ode to Beauty / An Ode to Beauty(co-publicado YellowKorner / La Martinière). Com mais de 180 fotografias, esta coleção combina retratos de grandes mestres espirituais, rostos sorridentes de crianças, monastério tibetano fora da névoa como uma pintura, cenário espectacular da montanha e céu tempestuoso. Este livro é um testemunho maravilhoso para o compromisso do autor para os povos do Himalaia, e sua sensibilidade à natureza. Meditação, bem-estar, a melhoria home ... é generoso e de alta disponibilidade que Matthieu Ricard respondeu às nossas perguntas.

Matthieu Ricard, você presentes hoje Hino à Beleza / An Ode à beleza . Este livro, que ele representa para você?

Uma homenagem a meus mestres tibetanos [Kangyur Rinpoche e Khyentse Rinpoche, cuja imagem está no mosaico abaixo, Ed], mas a razão pela qual eu vivi 50 anos no Himalaia: era para estar com esses mestres. Sendo ao lado deles e também fazer o seu retrato para compartilhar a beleza interior e sabedoria e compaixão desses mestres, eu inevitavelmente imerso em seu mundo, e que de todos os que vivem nessas áreas, que vivem em torno de deles, os camponeses, nômades ...

Você fala sobre sua experiência de meditação e seus benefícios, especialmente no livro A Arte da Meditação (Edições Nil, 2008).

Partilho o que eu ouvi de meus professores, tentando colocar à disposição de todos.

É como um lugar ideal para meditar?

Idealmente, você pode praticar a meditação em todos os lugares, em todas as circunstâncias, em todos os lugares, não há ruído ou nenhum ruído.Quando nos deparamos com uma paisagem de montanha, a meditação é tanto dentro como fora. No trânsito, a meditação não pode fazer isso dentro. Para um iniciante, que estamos todos de um certo ponto de vista, é encontrar um lugar para a meditação, mesmo que nós não podemos ir no Himalaia, diante de uma montanha [Cf. o auto-retrato Matthieu Ricard, meditando em frente da geleira Jomolhari , Butão, maio de 2007, Ed].Um lugar em casa, onde ela é calma, sem o seu telemóvel! Um lugar para 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos ... nós sabemos que a ocupação principal fará com que sua mente para aprender o amor altruísta, com a consciência benevolente completo. Devemos, portanto, em primeiro lugar formação em locais adequados, e uma vez que você ganhou mais experiência, força interior, liberdade interior, você pode usar suas habilidades para manter esta atitude em todos os momentos. A imagem destes pilotos capazes de dobrar para pegar algo no chão em pleno galope, é o resultado de uma unidade.



Andes, envolta em vista névoa e céu - América do Sul


Você tem algum conselho para nós para criar um interior mais sereno, em casa?

Todos nós são apanhados em objetos de distração. É preciso um paraíso de tranquilidade. No Oriente, nós reservar um quarto na casa para instalar um pequeno templo, e não há TV! Em cada família no Butão, Tibet, Laos é um quarto na casa, nobre o suficiente, na parte superior, que é dedicado a um pequeno templo. Aqui estamos em silêncio, nós sentamos para meditar, para fazer ofertas, não há mais nada. Mesmo se não é budista (não é uma questão de impor uma religião!), você precisa de um lugar, um refúgio de paz em algum lugar na casa que evoca a serenidade, a enrolar para baixo, externamente e internamente. Isso é importante quando se considera que, na Europa, as pessoas assistem uma média de 3:30 por televisão dia: este é um ano inteiro a cada 7 anos é muito! Você nunca são deixados a si mesmos, a sua mente está constantemente abordado ele rouba sua mente todos os momentos. 60% dos programas de televisão contendo imagens de violência, e 70% dos programas infantis. Isso é inaceitável. Centenas de estudos têm mostrado que isso aumenta a agressão infantil e comportamento anti-social no curto prazo e alguns anos mais tarde. Isto é muito grave.



O Himalaia para Namo Buddha - Nepal 2005


Crianças, precisamente, você acha que é possível fazer meditar?

No Oriente, onde a atmosfera é muito mais espaço para esse tipo de atividade, as crianças "meditar" espírito de imitação. No Ocidente, onde a vida é agitada, as escolas nos Estados Unidos, Inglaterra, França (casa, eles ainda são raros, mas ela virá), as crianças meditar 5 minutos no início da classe em uma flor, uma pedrinha. As crianças estão encontrando-se com os seus ursos de pelúcia, eles olham para o seu peito para cima e para baixo. Eles são ensinados a cooperar, a abrir-se aos outros. Todos os educadores concordam que este traz uma qualidade muito melhor para a classe, as crianças são as mais atenta diante. Esta é uma grande coisa, é parte de um conjunto que poderia ser chamado de "treinamento da mente". É uma maneira de aprender um pouco brincalhão. Não forçá-los de qualquer forma, é necessário que as crianças sentem isso de forma positiva; eles também são muito feliz.

É possível replicar isso em casa?

Quando seus pais estavam brigando, aconteceu que as crianças que receberam estes minutos de meditação, dizer-lhes: ". Na escola, aprendemos isso e aquilo para controlar as nossas emoções" Estas são as crianças que se tornam educadores. Isso é interessante!

Festival de danças sagradas - Mosteiro de Shechen, leste do Tibete em 2007


Nós regularmente falar sobre feng shui na elaboração Deco.fr. Que é importante para você?

Ele tem outro nome em tibetano. Especialmente é feito para escolher o local de um mosteiro, uma ermida, uma estupa ... O objetivo não é a prosperidade (ao contrário do que as pessoas estão procurando que fazem feng shui em Hong Kong exemplo). Locais de topologia é estudada com base nas influências que possa ter, sempre com um propósito espiritual, relacionado com a paz, o desenvolvimento ea eliminação dos obstáculos no caminho espiritual. As características das instalações, a orientação, o arranjo da paisagem que você vê antes de você, a posição do sol nascente, o sol poente ... Tudo isso tem uma importância. Não são tratados em tibetano, sempre ligada a considerações espirituais. No interior, é sim o que irá promover a paz, a paz.

blocos de madeira gravada Derge impressão - Tibet 2005


Uma última pergunta: quais são os itens que você nunca vai separá-lo?

Há muito pouco. Eu tenho dois conjuntos de roupas, um computador comigo eu iria passar feliz, livros de textos budistas, objetos abençoados por meu mestres, câmera e objetivos. Eu poderia usar tudo isso em uma pequena mochila e ir para o desconhecido!

Jovem Khampas vestido para a grande festa de Mani Guenkok - Eastern Tibet em 2004
Milhares de nômades regalia participar do festival de Mani Guenkok - Eastern Tibet em 2004

Khyentse Rinpoche (1910-1991), grande tibetana mestre espiritual
Butão jovem, brincalhão e tímido - Butão 1985

monge mascarado preparando danças - Mosteiro de Shechen, Tibete oriental
monge mascarado preparando danças - Mosteiro de Shechen, Tibete oriental


mais:

Livro Ode to Beauty Matthieu Ricard
Hino à beleza / An Ode à beleza
Textos e fotografias: Matthieu Ricard 
Coedition YellowKorner-La Martinière, 200 páginas, 25 euros 
o livro e as fotos de Matthieu Ricard está à venda nas galerias e nas YellowKorner Yellowkorner.com



  • Terremoto no Nepal: chamando doações 

  • Matthieu Ricard


  • Matthieu Ricard
    Fundada em 2000 por Matthieu Ricard, a associação Karuna-Shechen trabalha com as pessoas mais pobres do Himalaia no Nepal, Tibete, norte da Índia. Construção de escolas primárias e secundárias, a criação de clínicas e dispensários ... são mais de uma centena de projectos humanitários que a associação tem desenvolvido nas áreas da educação e do acesso aos cuidados. Seguindo os tremores de terra no Nepal no final de abril de 2015, todas as doações recebidas por Karuna-Shechen até 31 de Maio, será usado para ajudar as vítimas do terremoto. 
    Para doar, por favor visite o site da associação: www .karuna-shechen.org . 
    para cada doação, YellowKorner doará a mesma quantia.

Fonte:http://www.deco.fr/design/livre/actualite-765756-matthieu-ricard-meditation.html


Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

PORTÕES DA PRÁTICA BUDISTA - CHAGDUD TULKU RINPOCHE - SÍNTESE DE GISLAINE D'ASSUNPÇÃO

PORTÕES DA PRÁTICA BUDISTA

Chagdud Tulku Rinpoche
Ed. Paramitas Ltda, 1995, Taquara – R.S




Trabalhando com o Apego e Desejo
Para compreender como o sofrimento aparece, pratique observar sua mente. Neste espaço da mente não há problemas não há sofrimento. Então, alguma coisa prende sua atenção - uma imagem, um som, um cheiro. Sua mente se subdivide em interno e externo, “eu” e “outro” sujeito e objeto. Com a simples percepção do objeto, não há ainda nenhum problema, Porém, quando você se foca nela,  nota que é grande ou pequeno, branco ou preto, quadrado ou redondo. Então você faz um julgamento – por exemplo, se o objeto é bonito ou feio. Tendo feito esse julgamento, você reage a ele: decide que gosta ou não do objeto.
 É aí que o problema começa, pois “Eu gosto disto” conduz a “Eu quero isto”. Igualmente, “Eu não gosto disto” conduz a “Eu não quero isto”. Se gostamos de alguma coisa, se a queremos e não podemos tê-la, nós sofremos. Se a queremos, a obtemos e depois a perdemos, nós sofremos.…

PARA COMPREENDER O BUDISMO

PARA COMPREENDER O BUDISMO
1- INTRODUÇÃO:
O Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal. De lá se espalhou através da ÍndiaÁsiaÁsia Central,TibeteSri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo ChinaMyanmarCoréiaVietnã eJapão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento,samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), …