Pular para o conteúdo principal

HISTÓRICO : DALAI LAMA CHEGA PARA A PRIMEIRA TURNÊ NOS ESTADOS UNIDOS

O Dalai Lama do Tibete voou para Nova York ontem de Zurique e foi recebido por centenas de admiradores no Aeroporto Internacional Kennedy.
O Dalai Lama, de 44 anos, o primeiro a visitar os Estados Unidos, é considerado o líder espiritual e nacional de cerca de seis milhões de tibetanos ao redor do mundo. Ele vai passar 49 dias nos Estados Unidos avançando a causa de um Tibete independente. Ele fugiu do Tibete em 1959, quando os chineses invadiram o país.
O Dalai Lama, cuja visita a Nova York será destacada por um enorme serviço inter-religioso amanhã à noite na Catedral de São Patrício, foi levado para o Hotel Waldorf-Astoria.
Seguidores do Dalai Lama tocaram chifres tibetanos, queimaram incenso e mantiveram flores e mantos brancos, os sinais tibetanos tradicionais de boas-vindas. Havia muitos budistas em vestes cerimoniais, e alguns carregavam sinais que diziam, em tibetano e inglês: "Kalmucks nos EUA dêem as boas-vindas à Sua Santidade, o 14º Dalai Lama, para a América". Os budistas Kalmuck vêm da Mongólia ocidental.
Durante sua visita o Dalai Lama fará aparições em várias faculdades e universidades, e em Newark, Houston, Los Angeles, Seattle, San Francisco e outras cidades. A pedido do Governo dos Estados Unidos, ele está fazendo sua visita como um líder religioso budista, não como um exilado chefe de Estado tibetano.
Na mão no aeroporto ontem estavam cerca de 200 budistas lamaistas, que haviam viajado para Nova York em quatro ônibus fretados de uma colônia lamaista em Freewood Acres, NJ O Dalai Lama planeja visitar o templo Lamaist em Washington, NJ, em Warren County, em setembro 8 e 9, disse um representante do templo.
O Dalai Lama, que está agendado para realizar uma coletiva de imprensa hoje, esteve na Suíça há várias semanas passando por exames médicos e tratamento de doenças cuja natureza não foi revelada. Desde o seu auto-exílio de sua terra natal, ele tem vivido na Índia, juntamente com 100.000 outros refugiados tibetanos.
Em antecipação à sua visita, a Sociedade Amigos do Tibete, um grupo formado por americanos e tibetanos em 1963 para ajudar refugiados tibetanos, pediu ao governo dos Estados Unidos que apoie os tibetanos em seus esforços para obter a independência dos chineses. Gilbert DeLucia, presidente da sociedade, sugeriu que a questão da independência tibetana seja incluída nas conversações que o presidente Carter terá no próximo ano durante sua visita à China.
Fonte:http://www.nytimes.com/1979/09/04/archives/dalai-lama-arrives-for-tour-of-us.html

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião. E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…