Pular para o conteúdo principal

COMO SE INICIAR NA MEDITAÇÃO ZEN (ZAZEN) - 10 PASSOS


Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 1


1-Consiga um zafu ou uma almofada pequena. Essa parte é opcional, dependendo da sua posição e preferência.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 2

2-Posicione-se. A tradução literal de zazen é “meditação sentada”, logo, como você senta é muito importante. Aqui vai uma lista com algumas posições usadas no zazen:
  • Posição birmanesa: É a posição mais simples de pernas cruzadas com ambos os joelhos apoiados no chão. Os tornozelos devem ficar um na frente do outro, não em cima.
  • Posição de meio-lótus (Hankafuza). Chega-se a essa posição colocando o pé esquerdo na coxa direta e prendendo a perna direita embaixo da coxa esquerda.
  • Posição de lótus (Kekkafuza). Essa é, de longe, a posição mais estável. Deve-se colocar cada pé na coxa oposta para alcançar essa posição. Isso pode causar um pouco de dor no começo, mas continue tentando e os músculos das pernas vão se soltar. É mesmo difícil, e se ainda estiver doendo muito após uma semana de treino, procure conselho médico ou coloque uma garrafa de água quente na sua perna. No entanto, a pose não é recomendada se você tiver dores crônicas no joelho.
  • Posição ajoelhada (Seiza). Ajoelhe-se com seus quadris repousando sobre seus tornozelos.
  • Posição da cadeira. Não há problema algum em se sentar em uma cadeira, mas é essencial que você mantenha a postura.
  • Posição em pé. Essa é uma posição útil para as pessoas que não podem ficar sentadas por um longo período de tempo, praticada na Coreia e na China. Fique de pé com seus pés separados na largura dos ombros. Seus calcanhares devem estar mais próximos que os seus dedões do pé. Coloque suas mãos sobre a sua barriga, direita sobre a esquerda. Não trave os joelhos.
Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 3


3-Forme o mudra cósmico com as mãos. Coloque sua mão dominante com a palma pra cima, apoiando sua outra mão também com a palma pra cima. Os polegares se tocam de leve, Mas isso é opcional.
Resultado de imagem para Como Se Iniciar na Meditação Zen (Zazen)

4-Comece limpando sua mente, pensando em nada além da sua respiração. Você pode manter os olhos abertos, meio-fechados ou completamente fechados.

Resultado de imagem para Como Se Iniciar na Meditação Zen (Zazen)

5-Conte cada inspiração e expiração até chegar a dez.

Resultado de imagem para Como Se Iniciar na Meditação Zen (Zazen)

6-Comece do 1 novamente. Se sua mente divagar, e ela vai, aceite o pensamento e então volte a contar do um de novo.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 7

      7-Faça isso por cerca de quinze minutos. Quando você conseguir contar até dez por várias vezes sem a intromissão de pensamentos, é hora de começar a contar a inspiração e expiração como uma coisa só ao invés de contá-las separadamente. Por fim, você será capaz de se concentrar apenas na respiração e deixar de lado a contagem. Para que isso aconteça é necessário que você pratique o zazen diariamente.
Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 8
8-Abra os olhos e faça um aquecimento nas pernas e braços para aumentar a pressão sanguínea de volta ao normal.

Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 9

9-Medite por quinze minutos durante a primeira semana e aumente cinco minutos a cada semana até chegar a um tempo de quarenta e cinco minutos a uma hora, se possível. Se você praticar o zazen regularmente e pouco a pouco, suas sessões de meditação serão bem relaxantes e você vai sentir uma tranquilidade maravilhosa. Não tente forçar a respiração de nenhum jeito diferente, respire do modo que é natural para você.
Imagem intitulada Begin Zen Meditation (Zazen) Step 10

10-Explore a quietude. O Zazen é mais do que sentar em silêncio, e pode levar a uma descoberta profunda da consciência escondida dentro de nós. Esse último passo é alcançado ao explorarmos a quietude que criamos ou descobrimos dentro de nós quando nos sentamos. Leve o tempo que quiser para observar a si mesmo e ao mundo durante e após a meditação. Use todos os seus sentidos. Quando você aceita os pensamentos enquanto medita ou passa o dia, observe o que é aceito ... e o que eles querem dizer.

Dicas:

Dicas

  • Se você estiver sentindo muita dor ou desconforto em uma posição, não medite nela. Levante e tente uma posição diferente.
  • A importância de se manter as costas retas é permitir que o diafragma se mova livremente. Sua respiração no zazen se torna muito, muito profunda.
  • Você deve tentar meditar regularmente, se não diariamente.
  • A posição da mão é importante. Um lado da mão representa o plano físico, o outro, o plano espiritual. Juntar os dois lembra ao praticante que ambos os planos precisam estar em harmonia. Além disso, o toque dos polegares é um modo de gerenciar seu subconsciente. Se você reparar que está pressionando os polegares, quer dizer que está muito estressado e precisa relaxar. Se eles caírem, você está adormecendo. Eles devem estar se tocando ligeiramente.
Materiais Necessários:


  • Um zafu ou almofada para se sentar.
  • Um cômodo silencioso onde você dificilmente será perturbado.
  • Um despertador para tocar após o período de tempo durante o qual você estará meditando. Se for usar um despertador, assegure-se de que seja um toque suave. Um som alto e abrupto não deve interromper ou encerrar uma sessão de meditação.·
  • Roupas soltas e confortáveis
Fonte:
http://pt.wikihow.com/

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…