Pular para o conteúdo principal

O QUE É A FELICIDADE GENUINA - LOJONG : "TREINAMENTO DA MENTE" EM TIBETANO (VÍDEO)




O que é a felicidade genuína?


Olá pessoal,

Estamos desenvolvendo um app chamado Lojong (que significa "treinamento da mente" em tibetano) que contará com práticas de meditação guiadas, vídeos animados, timer e muito mais. 

O app ainda está em desenvolvimento, mas terminamos agora o primeiro episódio de uma série de vídeos animados com temas relacionados ao treino da mente e ao bem-estar que farão parte do app. As animações foram feitas por uma motion designer chamada             Juliana Rosa que é praticante de meditação e tem muito interesse por este tema. É o primeiro trabalho dela como freelancer e estamos muito felizes com o resultado! O roteiro do vídeo é baseado no programa CEB - Cultivating Emotional Balance e nos livros "Felicidade - A prática do Bem Estar" de Matthieu Ricard e "Felicidade Genuína" de B. Alan Wallace.

O vídeo fala sobre o que é a felicidade genuína e como podemos cultiva-la. Qual é a diferença entre felicidade genuína e felicidade hedônica ou condicionada? E como confundimos prazer com felicidade?  

"Quando as pessoas atingem esse nível básico de segurança e felicidade materiais, geralmente vão querer mais do mesmo. Isto é, se elas têm uma casa, vão querer uma mansão, se têm um carro, vão querer outro, se têm alimento suficiente, vão sofisticá-lo. Mas, se usarmos a inteligência e a memória únicas de um ser humano, vamos ver que ter mais da mesma coisa realmente não nos faz muito mais felizes ou satisfeitos. É fácil observar quantas pessoas ricas, famosas ou intelectualmente dotadas, como os grandes cientistas e escritores, se sentem frustradas, infelizes, deprimidas, inseguras.

Então, é necessário usar nossa inteligência humana para perguntar a verdadeira questão: qual é a real causa da felicidade? O que realmente pode nos fazer felizes?"

B. Alan Wallace


Então, para assistir ao vídeo basta clicar no botão abaixo e para ser avisado sobre o lançamento do Lojong basta acessar nosso site e inscrever-se. 

Um grande abraço,
Luis Oliveira.
BudaVirtual | Lojong


O que é a felicidade genuína? | Lojong




"Todas as suas reações, seu sofrimento, seu carma e toda a experiência de ser miserável, têm sido nada mais do que uma sequência de histórias.
Um homem é perseguido por um fantasma, até que ele não consegue mais correr e desiste. Ele olha para o assustador fantasma e chora ‘Eu não posso mais correr, o que devo fazer?’. O fantasma diz: ‘Como eu deveria saber? Este sonho é seu!’"
Dzigar Kongtrul Rinpoche




BudaVirtual
Rua Juriti
Alameda das Acácias, 546
NiteróiRJ 24355-270
Brazil


Quer recomendar a newsletter do Buda Virtual para uma pessoa querida?
Envie esse link: http://eepurl.com/K-Qfn

Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Website

Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

PORTÕES DA PRÁTICA BUDISTA - CHAGDUD TULKU RINPOCHE - SÍNTESE DE GISLAINE D'ASSUNPÇÃO

PORTÕES DA PRÁTICA BUDISTA

Chagdud Tulku Rinpoche
Ed. Paramitas Ltda, 1995, Taquara – R.S




Trabalhando com o Apego e Desejo
Para compreender como o sofrimento aparece, pratique observar sua mente. Neste espaço da mente não há problemas não há sofrimento. Então, alguma coisa prende sua atenção - uma imagem, um som, um cheiro. Sua mente se subdivide em interno e externo, “eu” e “outro” sujeito e objeto. Com a simples percepção do objeto, não há ainda nenhum problema, Porém, quando você se foca nela,  nota que é grande ou pequeno, branco ou preto, quadrado ou redondo. Então você faz um julgamento – por exemplo, se o objeto é bonito ou feio. Tendo feito esse julgamento, você reage a ele: decide que gosta ou não do objeto.
 É aí que o problema começa, pois “Eu gosto disto” conduz a “Eu quero isto”. Igualmente, “Eu não gosto disto” conduz a “Eu não quero isto”. Se gostamos de alguma coisa, se a queremos e não podemos tê-la, nós sofremos. Se a queremos, a obtemos e depois a perdemos, nós sofremos.…

PARA COMPREENDER O BUDISMO

PARA COMPREENDER O BUDISMO
1- INTRODUÇÃO:
O Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal. De lá se espalhou através da ÍndiaÁsiaÁsia Central,TibeteSri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo ChinaMyanmarCoréiaVietnã eJapão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento,samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), …