Pular para o conteúdo principal

COZINHANDO COM ATENÇÃO PLENA - UM ENSINAMENTO EM FORMA DE PRECE,PARA COZINHAR COMO PRÁTICA DE MEDITAÇÃO - THICH NHAT HANH


COZINHANDO COM ATENÇÃO PLENA



Trecho extraído do livro: Touching the Earth, de Thich Nhat Hanh. Um ensinamento em forma de prece, para o cozinhar e o trabalho na cozinha como prática de meditação.

Senhor Buda, quando estou cozinhando para a Sanga ou minha família, eu posso praticar a atenção plena e a cozinha se torna minha sala de meditação. Quando eu coloco a água numa bacia para lavar os vegetais, eu olho profundamente na água para ver sua maravilhosa natureza. Eu vejo que a água vem do alto das montanhas ou do interior da terra diretamente para minha cozinha. Eu sei que há lugares na Terra onde existe a escassez de água e as pessoas têm que andar quilômetros para buscá-la. Aqui, a água está disponível assim que eu abro a torneira. Se a água falta por algumas horas, eu sinto imediatamente sua falta.
Consciente da preciosidade da água limpa, eu valorizo a água que está disponível pra mim. Eu também valorizo a eletricidade que uso para acender a luz e ferver uma jarra de água. Eu apenas preciso estar consciente da existência de água e eletricidade que está facilmente disponível para mim, e fico feliz imediatamente. Quando estou descascando os vegetais ou cozinhando eles, eu posso fazê-lo com atenção plena e com amor. Eu sei que trabalhando com atenção plena e amor, eu saberei como manter minha energia e não ficarei cansado.
Quando vejo o ato de cozinhar como meio de oferecer nutrição e cuidado para minha família e amigos, eu facilmente encontrarei alegria e paz no que estarei fazendo. Olhando profundamente para o tomate, a cenoura ou um pedaço de tofu, eu posso ver a natureza maravilhosa dessas coisas, como eles foram nutridos pelo solo, pelo sol, pela chuva, desde que era uma semente. Quando eu faço um chá, eu olho profundamente para ver as colinas de plantas de chá nas montanhas do norte do Vietnam ou as colinas enevoadas na India.
Trabalhando em silêncio com meus amigos e família, nós cozinhamos a refeição com atenção plena, amor e alegria. Na cozinha há um altar para o Bodhisattva da cozinha, e quando começamos a cozinhar nós podemos acender um incenso e continuar a prática de cozinhar numa dimensão espiritual.
Consagrado Buda, eu devo organizar minha vida e devo ter tempo e energia suficiente para cozinhar de um modo vagaroso e pacífico. Eu prometo que não falarei com irritação nem de modo desagradável na cozinha. Eu estou consciente que a energia do amor e da harmonia na cozinha diretamente penetra no alimento que estou cozinhando e que oferecerei para meus entes queridos.
Tocando a Terra
Eu toco a terra três vezes antes de invocar o Bodhisattva da cozinha, pedindo ao Bodhisattva para ser testemunha da minha pratica de cozinhar com atenção consciente.
Fonte:https://budismopetropolis.wordpress.com/2015/12/14/cozinhando-com-atencao-plena/

 

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…