Pular para o conteúdo principal

VAJRASATTVA - A PRÁTICA DA PURIFICAÇÃO

Herói dos Vajras

Patriarca dos 5 Dhyani Buddhas


Vajrasattva - a prática da Purificação




Budismo Vajrayana prevalece no Nepal, onde Vajrasattva é considerada como um dos principais Budas.

Cara
ornamentos e coroa

 Quem é Vajrasattva:

De cor branca e tendo todos os ornamentos principescos e coroa, ele sempre será representada na forma de  sambhogaya, traduzido como "Form Glorioso".
Vajrasatva pertence à família de Akshobya. Alguns acreditam que ele é uma emancipação de Vajradhara, enquanto outros vão considerá-lo como o patriarca dos 5 Dhyani Buddhas.

Detalhe da mão direita
Segurando um double-Vajra

Como reconhecer Vajrasattva


detalhe da mão esquerda
Mão esquerda segura um sino

Atributos e objetos

Ele tem um vajra  em frente de seu coração com a mão direita, usado para representar a maneira intencional da ação.
Enquanto as mãos esquerda segura um sinos perto da coxa, simbolizando a sabedoria transcendente.

no-consorte
Aqui representada sem sua consorte

Postura e Formas

Principalmente encontrado sentado em Vajrasana ou cruzar de pernas. Vajrasattva pode ser representado com ou sem sua consorte  Vajrasattvatmika, também de cor branca, que quase sempre vai ser simbolizado com um kapala  e uma  kartika.

A purificação do nosso Consciente -

Na prática budista a função principal de Vajrasattva é purificar os véus que cobrem nossos consciente: a ignorância, perturbações internas e dívida cármica. Estes véus pode ser considerada:
  1. A causa da miséria e do sofrimento em nossa existência.
  2. Um obstáculo no caminho para a auto-consciência e da verdadeira natureza da vida.

Prática de Vajrasattva

Este é o objetivo de quase todas as práticas relacionadas com a Vajrasattva, que muitas vezes incluem várias visualizações e recitais. O mantra de Vajrasattva, muitas vezes chamado de  100 mantra sílaba  é usada em quase todos os rituais, devido à sua natureza de purificação. Especificamente para aqueles que praticam o budismo Vajrayana quando tomam seus votos ou samayas.
 
Fonte:http://www.thangka-mandala.com/blog/vajrasattva/

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…