Pular para o conteúdo principal

A "CADEIA" DO SAMSARA : O QUE PODEMOS FAZER PARA ESCAPAR DO SAMSARA

A "cadeia" de Samsara

O círculo externo da Roda da Vida, contém doze imagens únicas cada ligadas entre si. Estes são chamadosdvadasanga pratityasamutpada ou os 12 factores interdependentes. Estes factores podem ser considerados como os elos de uma corrente, cada um dos factores é causada pela anterior e conduz para o lado, isto em essência, constitui a razão para o renascimento - Samsara.
Samsara - a roda da vida, eu poderia lembrá-lo, a percepção budista sobre a vida ou a razão por trás existência. Ele começa no estado subconsciente do Bardo, continua no nascimento e termina no momento da morte, assim a tradução literal: a roda da vida.

Os 12 Factores interdependente da Roda da Vida:

1- Ayida - Ignorance -

Um homem cego: após a morte o espírito se encontra em um estado de total de inconsciente, mergulhou na ignorância fundamental.

2 - samskara - Karmic impulsos -

Um oleiro colocando sua roda em ação: O espírito é impulsionado para fora do estado de inconsciente, pelos grãos cármicas incorporados em seu "reservatório de consciência" (subconsciente).

3 - Vijnana - Consciência -

Um macaco olhando através de uma janela de uma casa: Consciência ou mais especificamente as faculdades que nos permitem perceber formas, sons, cheiros, etc., dê lentamente lugar.

4 - Namarupa - Formas e Nomes -

Dois homens em uma barca: As funções individuais egocêntricos usando: formas, sensações, percepções, volições e consciente. Os primeiros (formas) é tangível, mas o resto são meras criações mentais, que não pode ser tocado nem visto, mas apenas nomeados. No estado do Bardo, formas também são criações mentais, semelhante aos sonhos, mas são percebidos pelos indivíduos como tendo características físicas.

5 - Ayatana - A activação dos campos sensoriais -

A properous casa procurando: Associado com seu órgão de sentido: formas, cheiros, sons, etc., começam a aparecer.

6 - Sparsha - Contato -

Homem e mulher em união: Não há contato entre sentido e forma. O estado do Bardo, este contato é visto em uma visão pelo espírito da criança ser.

7 - Vedana - Sensations -

A pessoa que está sendo baleado no olho com uma seta: Contato leva a sensações: bom, mau ou neutro.

8 - Trishna - para querer -

Um homem intoxicando-se: Sensation, quer seja bom ou ruim, cria uma plataforma onde o desejo por um objeto, é criado. Se a sensação em ponto morto, em seguida, o desejo é reduzido a simplesmente aceitar a realidade do objeto.

9 - Upadana - para aproveitar -

Uma pessoa apanha da fruta de uma árvore: Seize é a ação que segue querendo. dentro do conceito de  Bardo, essa ação corresponde à união com a matéria, ou para nós o esperma eo óvulo se tornar um embrião. Consciência está presente em um embrião.

10 - Bhava - Tornando-se -

Uma mulher grávida: "tornando-se" designa a preparação de um certo tyoe de existência, que pode ser visto como o período de gestação.

11 - Jati - Nascimento -

Uma mulher dando à luz.

12 - Jaramarana - Envelhecimento e morte

Um homem carregando um cadáver para ser cremado: Assim que nascemos, começamos a idade e envelhecimento, eventualmente, isso vai nos levar à morte. O espírito, em seguida, cai de volta para a ignorância e encontra-se de volta para o primeiro elo na cadeia.

O que podemos fazer para escapar Samsara:

Parece haver muitos conceitos diferentes que temos de pensar, primeiro é a idéia de Bardo ou o Estado Intermediário, então a noção de desejo, ignorância, ódio e inveja: cada um desses conceitos é fundamental para a compreensão da Roda da Vida . Há apenas uma solução para escapar Samsara: Enlightement.
Fonte:http://www.thangka-mandala.com/blog/the-wheel-of-life-2/

Postagens mais visitadas deste blog

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIO

DALAI LAMA: ATRÁS DE NOSSA ANSIEDADE ESTÁ O MEDO DE NÃO SER NECESSÁRIOO medo de não ser necessário é um dos maiores causadores de tristezas no ser humano.  De muitas maneiras, nunca houve um melhor momento para estar vivo. A violência assola alguns cantos do mundo, e muitos ainda vivem sob o domínio de regimes tirânicos. 

E embora todas as grandes religiões do mundo ensinem amor, compaixão e tolerância, a violência impensável está sendo perpetrada em nome da religião.
E ainda assim, poucos dentre nós são pobres, cada vez menos pessoas tem fome, menos crianças morrem e mais homens e mulheres sabem ler do que nunca. 

Em muitos países, o reconhecimento dos direitos das mulheres e das minorias é agora norma. Ainda há muito trabalho a fazer, é claro, mas há esperança e há progresso.
Quão estranho, então, ver tanta raiva e grande descontentamento em algumas das nações mais ricas do mundo. 

Nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e em todo o continente europeu, as pessoas são convulsionadas com frustraçã…

ESCUTA COMPASSIVA - THICH NHAT HANH ENTREVISTADO POR OPRAH WINFREY (VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

Thich Nhat Hanh entrevistado por Oprah Winfrey - Escuta Compassiva - LEGENDADO

Thich Nhat Hanh diz que ouvir pode ajudar a terminar com o sofrimento do outro, colocar fim a uma guerra e mudar o mundo para melhor. Assista a ele explicar como praticar a escuta compassiva.




Quem SomosNós somos um grupo de meditação budista e estudo dos textos do mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh.  Nos reunimos semanalmente nas 3a feiras das 19:30hs às 21:00hs, na Rua Jornalista Orlando Dantas, n. 5 no Flamengo - Rio de Janeiro. Clique aqui para ver o mapa. Todos estão convidados a participar conosco da nossa prática de plena consciência segundo os métodos ensinados por Thich Nhat Hanh e detalhada no quadro ao lado. Mesmo os que nunca meditaram ou têm pouca experiência estão convidados. Aos iniciantes serão dadas instruções antes do início da prática. Por isso sugerimos que os iniciantes cheguem 15 minutos antes do início. Semanalmente estudamos um texto de Thich Nhat Hanh. Para conhecer o texto dessa semana…