Pular para o conteúdo principal

A "CADEIA" DO SAMSARA : O QUE PODEMOS FAZER PARA ESCAPAR DO SAMSARA

A "cadeia" de Samsara

O círculo externo da Roda da Vida, contém doze imagens únicas cada ligadas entre si. Estes são chamadosdvadasanga pratityasamutpada ou os 12 factores interdependentes. Estes factores podem ser considerados como os elos de uma corrente, cada um dos factores é causada pela anterior e conduz para o lado, isto em essência, constitui a razão para o renascimento - Samsara.
Samsara - a roda da vida, eu poderia lembrá-lo, a percepção budista sobre a vida ou a razão por trás existência. Ele começa no estado subconsciente do Bardo, continua no nascimento e termina no momento da morte, assim a tradução literal: a roda da vida.

Os 12 Factores interdependente da Roda da Vida:

1- Ayida - Ignorance -

Um homem cego: após a morte o espírito se encontra em um estado de total de inconsciente, mergulhou na ignorância fundamental.

2 - samskara - Karmic impulsos -

Um oleiro colocando sua roda em ação: O espírito é impulsionado para fora do estado de inconsciente, pelos grãos cármicas incorporados em seu "reservatório de consciência" (subconsciente).

3 - Vijnana - Consciência -

Um macaco olhando através de uma janela de uma casa: Consciência ou mais especificamente as faculdades que nos permitem perceber formas, sons, cheiros, etc., dê lentamente lugar.

4 - Namarupa - Formas e Nomes -

Dois homens em uma barca: As funções individuais egocêntricos usando: formas, sensações, percepções, volições e consciente. Os primeiros (formas) é tangível, mas o resto são meras criações mentais, que não pode ser tocado nem visto, mas apenas nomeados. No estado do Bardo, formas também são criações mentais, semelhante aos sonhos, mas são percebidos pelos indivíduos como tendo características físicas.

5 - Ayatana - A activação dos campos sensoriais -

A properous casa procurando: Associado com seu órgão de sentido: formas, cheiros, sons, etc., começam a aparecer.

6 - Sparsha - Contato -

Homem e mulher em união: Não há contato entre sentido e forma. O estado do Bardo, este contato é visto em uma visão pelo espírito da criança ser.

7 - Vedana - Sensations -

A pessoa que está sendo baleado no olho com uma seta: Contato leva a sensações: bom, mau ou neutro.

8 - Trishna - para querer -

Um homem intoxicando-se: Sensation, quer seja bom ou ruim, cria uma plataforma onde o desejo por um objeto, é criado. Se a sensação em ponto morto, em seguida, o desejo é reduzido a simplesmente aceitar a realidade do objeto.

9 - Upadana - para aproveitar -

Uma pessoa apanha da fruta de uma árvore: Seize é a ação que segue querendo. dentro do conceito de  Bardo, essa ação corresponde à união com a matéria, ou para nós o esperma eo óvulo se tornar um embrião. Consciência está presente em um embrião.

10 - Bhava - Tornando-se -

Uma mulher grávida: "tornando-se" designa a preparação de um certo tyoe de existência, que pode ser visto como o período de gestação.

11 - Jati - Nascimento -

Uma mulher dando à luz.

12 - Jaramarana - Envelhecimento e morte

Um homem carregando um cadáver para ser cremado: Assim que nascemos, começamos a idade e envelhecimento, eventualmente, isso vai nos levar à morte. O espírito, em seguida, cai de volta para a ignorância e encontra-se de volta para o primeiro elo na cadeia.

O que podemos fazer para escapar Samsara:

Parece haver muitos conceitos diferentes que temos de pensar, primeiro é a idéia de Bardo ou o Estado Intermediário, então a noção de desejo, ignorância, ódio e inveja: cada um desses conceitos é fundamental para a compreensão da Roda da Vida . Há apenas uma solução para escapar Samsara: Enlightement.
Fonte:http://www.thangka-mandala.com/blog/the-wheel-of-life-2/

Postagens mais visitadas deste blog

OS MUDRAS NO BUDISMO E SEU SIGNIFICADO

Os Mudras no Budismo 

Os mudras são os gestos simbólicos que são associados aos budas. Esses gestos são muito utilizados na iconografia hindu e budista.

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e budista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os budas e bodhisattvas representados iconograficamente com s…

5 PRECEITOS BUDISTAS PARA ENCONTRAR A PAZ INTERIOR

5 Preceitos Budista para encontrar a paz interior

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO

SOBRE AS ESCOLAS DENTRO DO BUDISMO Como a maioria das religiões e filosofias mundiais, o Budismo de acordo com a sua evolução histórica dividiu-se em diversos grupos e segmentos que diferenciam entre si em algumas doutrinas e visões do budismo. Não conseguiremos aqui distinguir todos os ramos do budismo que existem ou já existiram, mas analisaremos aqueles de maior relevância histórica. Escola TheravadaO Budismo Theravada; quer dizer literalmente, "o ensino dos anciões", ou "o antigo ensino" é considerada a mais antiga escola de Budismo ainda existente. Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Birmânia e Tailândia; atualmente, o número de budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes, o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente. Escola MahayanaA Escola Mahayana (nome que quer dizer "grande veículo") é atualmente a maior das duas principais tradições do Budismo existentes h…