ESCOLAS BUDISTAS
(o texto a seguir é apenas uma tentativa de esclarecer, de modo resumido, dúvidas sobre as diversas escolas budistas existentes hoje)
A primeira grande divisão dos praticantes budistas na Índia aconteceu cerca de 100 anos depois da morte de Buda (entre 500 e 400 A.C.), quando houve divergências sobre a doutrina.
Criou-se um grupo denominado “Sthavira” (sânscrito: “ensinamento dos mais velhos”; em pali, a palavra correspondente é “Theravada”) e o grupo “Mahāsāṃghika” (“grande sangha”, já que eram a maioria).
Theravada
Monges Theravada
A linha Theravada predomina no Sri Lanka e boa parte do Sudeste Asiático (Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia), além de estar presente também em países como Vietnã, China, Malásia e Indonésia.
Mahayana
Borobudur, Indonésia - Os monumentos circulares chamados de "estupas" estão intimamente ligadas ao advento Mahayana
Como peculiaridades, havia maior reverência e louvor a diversos budas e bodisatvas, além de leigos (pessoas sem ordenação monástica) começarem a se destacar mais como praticantes. O termo, que começou a ser usado aproximadamente em 100 A.C, é um sinônimo para bodhisattvayana, o caminho da busca da iluminação para o benefício de todos os seres.
Escolas Mahayana
Praticantes Mahayana deram origem a diversas sub-escolas, cujas principais são:
Amitabha, ou Amida (como é chamado no Japão)
Mandala
O fundador do Zen japonês, Dogen
Nichiren
Escolas contemporâneas
Escolas tradicionais deram origem a algumas linhas contemporâneas, bem representadas no Brasil:
S.N. Goenka
Trungpa Rinpoche
Kelsang Gyatso
Fonte:http://darma.info/artigos/escolas-budistas/
As primeiras escolas budistas
Desde a época de Buddha, já existiam diferentes interpretações a respeito se seus ensinamentos. Após a realização de um concílio no século IV a.C., a comunidade monástica original dividiu-se em duas escolas de pensamento: Mahasanghika e Sthaviravada.
Com o passar do tempo, pelo menos dezoito escolas foram enumeradas. Todas estas escolas desapareceram, com exceção da Theravada. Esta tradição, que descende da escola Vibhajyavada do tronco Sthaviravada, continua sendo a forma de budismo predominante nos países do sul e sudeste asiático.
1. Mahasanghika
1.1 Ekavyavaharika
1.1.1 Lokottaravada
1.2 Gokulika (Kukkutika, Kukkulika)
1.2.1 Bahushrituya
1.2.2 Prajnaptivada
1.2.3 Chaitika
Shailas (Andhrakas):
1.2.3.1 Purvashaila (Uttarashaila)
1.2.3.2 Aparashaila
1.2.3.3 Siddharthika
1.2.3.4 Rajagrika
2. Sthaviravada
2.1 Haimavata
2.2 Hetuvada
2.3 Pudgalavada (Vatsiputriya)
2.3.1 Bhadrayaniya
2.3.2 Dharmottariya
2.3.3 Sammatiya
2.3.4 Sannagarika
2.4 Sarvastivada
2.4.1 Vaibhashika
2.4.2 Mulasarvastivada
2.4.3 Sautrantika (Samkrantika)
2.4.4.1 Darstantika
2.5 Vibhajyavada
2.5.1 Kashyapiya
2.5.2 Mahishasaka (duas escolas)
2.5.2.1 Dharmaguptaka
2.5.3 Theravada
2.5.3.1 Siamês
2.5.3.2 Amapura
2.5.3.3 Ramaniya
Extraído do site http://www.lojajinarajadasa.com
Com o passar do tempo, pelo menos dezoito escolas foram enumeradas. Todas estas escolas desapareceram, com exceção da Theravada. Esta tradição, que descende da escola Vibhajyavada do tronco Sthaviravada, continua sendo a forma de budismo predominante nos países do sul e sudeste asiático.
1. Mahasanghika
1.1 Ekavyavaharika
1.1.1 Lokottaravada
1.2 Gokulika (Kukkutika, Kukkulika)
1.2.1 Bahushrituya
1.2.2 Prajnaptivada
1.2.3 Chaitika
Shailas (Andhrakas):
1.2.3.1 Purvashaila (Uttarashaila)
1.2.3.2 Aparashaila
1.2.3.3 Siddharthika
1.2.3.4 Rajagrika
2. Sthaviravada
2.1 Haimavata
2.2 Hetuvada
2.3 Pudgalavada (Vatsiputriya)
2.3.1 Bhadrayaniya
2.3.2 Dharmottariya
2.3.3 Sammatiya
2.3.4 Sannagarika
2.4 Sarvastivada
2.4.1 Vaibhashika
2.4.2 Mulasarvastivada
2.4.3 Sautrantika (Samkrantika)
2.4.4.1 Darstantika
2.5 Vibhajyavada
2.5.1 Kashyapiya
2.5.2 Mahishasaka (duas escolas)
2.5.2.1 Dharmaguptaka
2.5.3 Theravada
2.5.3.1 Siamês
2.5.3.2 Amapura
2.5.3.3 Ramaniya
Extraído do site http://www.lojajinarajadasa.com
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